Publicidade

Vereadora Jade Martins propõe ampliação dos espaços destinados a micromobilidade na nova Avenida Atlântica 

A proposta foi sancionada pela prefeita Juliana Pavan

by da Redação

Balneário Camboriú viveu um momento importante nesta semana com a aprovação da regulamentação do uso de patinetes, bicicletas elétricas e ciclomotores nas vias públicas da cidade. A proposta foi sancionada pela prefeita Juliana Pavan na terça-feira, 21 de janeiro, após aprovação dos vereadores na segunda-feira, 19. 

No entanto, a vereadora Jade Martins (MDB) levantou preocupações sobre a adequação dos espaços públicos, especialmente no novo projeto de reurbanização da Avenida Atlântica. O primeiro trecho da obra já foi entregue e, segundo a parlamentar, uma das novidades é a criação de um corredor exclusivo para a micromobilidade, que incluirá um espaço para ciclistas e usuários dos novos equipamentos. Ao lado desse corredor, haverá ainda uma pista exclusiva para corrida.

Embora esses espaços representem um avanço, a vereadora acredita que a cidade precisa ir além e ampliar a área destinada a esses usos. “Foi muito importante a aprovação da Lei, mas agora precisamos discutir o projeto da nova Avenida Atlântica. Será que os espaços serão suficientes?”, questiona ela. “Cada vez mais o número de pessoas que se utilizam desses equipamentos aumenta e não podemos chegar ao final da obra e perceber que os espaços destinados foram insuficientes e a segurança das pessoas prejudicada”, alerta.

A preocupação da vereadora reflete um desafio crescente nas grandes cidades que buscam integrar a micromobilidade de forma eficiente e segura. Em Balneário Camboriú, a crescente adesão aos patinetes, bicicletas elétricas e ciclomotores, demonstra a necessidade de um planejamento urbano que contemple não apenas o aumento da frota desses veículos, mas também a criação de vias adequadas e seguras.

Para os defensores da micromobilidade, o trabalho de integração e adequação dos espaços públicos precisa ser contínuo e adaptável às necessidades da população. Balneário Camboriú, como muitas cidades pelo mundo, está buscando um equilíbrio entre inovação, sustentabilidade e segurança, e as próximas decisões no processo de reurbanização da cidade podem moldar o futuro da mobilidade urbana na região.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade