Publicidade

Leonel Pavan acompanhou a instalação da primeira ETA Móvel de Camboriú

Há um mês, Pavan vem alertando e buscando soluções para enfrentar o crônico problema de desabastecimento de água na alta temporada de verão.

by da Redação

Um dia antes de tomar posse, o prefeito eleito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD) providenciou ação inédita de implantação de uma Estação de Tratamento de Água – ETA, em Camboriú, por meio de parceria com a iniciativa privada. Há um mês, Pavan vem alertando e buscando soluções para enfrentar o crônico problema de desabastecimento de água na alta temporada de verão.

Atualmente, a capacidade de produção e distribuição de água tratada está no limite. Apesar da disponibilidade de água no Rio Camboriú, as máquinas e adutoras não possuem capacidade suficiente de aumentar o envio de água bruta (hoje cerca de mil litros por segundo) para atender à crescente demanda. O sistema de tratamento, que foi projetado para tratar e distribuir, já não é suficiente para suprir as necessidades das duas cidades.
O cenário é agravado pela falta de investimentos estruturais pelo governo de Balneário Camboriú nos últimos oito anos, que comprometeram a ampliação da capacidade de tratamento e distribuição. Além disso, a sobrecarga no sistema torna qualquer falha técnica uma ameaça de desabastecimento prolongado.

Soluções em andamento
Nesta terça-feira (31), o prefeito Leonel Pavan acompanhou a instalação da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) móvel em Camboriú, com capacidade de tratamento de 15 litros por segundo, uma iniciativa pioneira que beneficiará diretamente mais de seis mil moradores. O projeto é fruto de uma parceria entre a prefeitura, e as empresas Bluetech e EGEA, e marca um importante passo para amenizar os impactos da crise hídrica na cidade.

O prefeito destacou que o Rio Camboriú, essencial para o abastecimento, está assoreado, exigindo ações imediatas para sua recuperação. Ele também reforçou a urgência de projetos estruturais, como o Parque Linear e o Parque Inundável, que visam garantir a segurança hídrica no médio e longo prazo. Além disso, esforços estão sendo direcionados para acelerar o planejamento e a construção de uma estação de tratamento definitiva em Camboriú. Mesmo antes de assumir o cargo, o prefeito eleito Leonel Pavan já fez mais do que oito anos do governo passado, conforme ele mesmo procurou deixar claro.

“Esperamos que para o ano que vem, não existam mais reclamações por falta de abastecimento de água. Vamos resolver. Estamos dando o primeiro passo para amenizar a situação e o sofrimento das pessoas. O que parecia impossível, já está se tornando possível”, afirmou, acrescentando que já houve entendimentos também com a empresa concessionária Águas de Camboriú para que a capacidade de reserva seja aumentada em 2 mil metros cúbicos a mais já agora, no início deste ano de 2025.

Como a população pode ajudar?
A EMASA emitiu uma série de orientações para que os moradores contribuam com a economia de água:
• Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.
• Reduza o tempo do banho para menos de 5 minutos, fechando o chuveiro ao se ensaboar.
• Reaproveite a água da máquina de lavar roupa para limpar pisos.
• Evite lavar calçadas e carros com mangueiras. Use baldes para essas tarefas.
• Ensaboe toda a louça de uma vez e enxágue rapidamente.
• Use a lava-louças ou máquina de lavar roupas apenas quando estiverem cheias.
• Regue plantas à noite ou pela manhã para evitar evaporação.
• Varra folhas em vez de usar água para limpar áreas externas.
• Verifique e repare vazamentos em torneiras, chuveiros e descargas.

A cooperação de todos é essencial para superar esse momento de crise. Contamos com o apoio e a conscientização da população para evitar o desabastecimento e garantir o uso responsável dos recursos hídricos.
Fotos: Divulgação
*Mais informações podem obtidas com Alexandre Metsger 47 99961.348

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade