Publicidade

Deputado Mário Motta articula parceria com universidade chilena para fomentar o esporte escolar

A instituição é considerada uma referência internacional no desporto escolar

by da Redação

Em fevereiro de 2025, o deputado estadual Mário Motta (PSD) dará início ao projeto Futuro Catarinense, uma iniciativa que visa apoiar e divulgar o trabalho dos atletas escolares de Santa Catarina para prover condições de melhor desenvolverem suas carreiras. O parlamentar conheceu nesta quinta-feira, dia 21, as dependências do complexo esportivo da Universidad Católica, em Santiago, capital do Chile. A instituição é considerada uma referência internacional no desporto escolar.

Antes do lançamento oficial do projeto, o deputado tem trabalhado em parcerias que poderão contribuir para o sucesso desta empreitada. O primeiro país a demonstrar interesse em ajudar foi o Bahrein, que sediou neste ano as Olimpíadas Escolares. Agora, os dirigentes esportivos da universidade chilena também se colocaram à disposição para estabelecer uma parceria satélite com o Futuro Catarinense e, assim, beneficiar diversos jovens atletas de todo o estado.

“A nossa ideia com a Universidad Católica é promover uma troca rica e efetiva. Do nosso lado, compartilharemos como conquistamos tantas medalhas e excelência esportiva, já que o Brasil atingiu o primeiro lugar no quadro de medalhas nestas últimas Olimpíadas Escolares. Do lado chileno, teremos acesso a equipamentos de ponta e aprenderemos com suas práticas para elevar ainda mais o nível do esporte em Santa Catarina. Além disso, nossos atletas terão a oportunidade de vivenciar uma nova cultura e expandir seus horizontes”, detalha o deputado Mário Motta.

Como o Futuro Catarinense irá funcionar

A intenção do parlamentar é criar uma plataforma que irá conectar atletas escolares e treinadores a empresários e patrocinadores. O Futuro Catarinense será desenvolvido com a atuação de três frentes: política, empresarial e popular. A frente política visa ampliar o alcance do projeto por meio de representações diplomáticas, reuniões políticas e intercâmbios, para angariar novos investimentos ao desporto escolar catarinense.

A frente empresarial procura atrair o envolvimento de empresas nacionais e estrangeiras, oferecendo visibilidade e retorno de imagem aos investidores que apoiam o esporte escolar. Por fim, a frente popular busca engajar a comunidade local, incentivando a participação e o apoio financeiro por meio de uma plataforma online que permita acompanhar e investir no projeto.

“Sabemos que a jornada de um desportista até a profissionalização é árdua e repleta de desafios. Muitos talentos acabam ficando pelo caminho. Com o Futuro Catarinense, queremos dar voz aos nossos jovens atletas, que, muitas vezes, acabam abdicando de suas promissoras carreiras no esporte para ajudar nas contas de casa. Queremos que, com esse apoio, eles possam se dedicar integralmente aos estudos, aos treinos e às competições para que possamos aproveitar todo esse potencial”, destaca.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade