Nesta quarta-feira, 07 de agosto, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou o lançamento da Frente Parlamentar do Ensino Técnico, criada para promover estudos quanto à importância da educação técnica para o desenvolvimento socioeconômico do estado. A iniciativa reforça o compromisso dos parlamentares em promover este ensino como um pilar essencial para a formação de mão de obra qualificada, capaz de atender às demandas do mercado de trabalho.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem obter um emprego já no primeiro ano após a conclusão do curso. Isso ressalta a eficácia da formação técnica em preparar os jovens para o mercado de trabalho.
Constituída a partir do ato da Presidência n.º 008, de 26 de março de 2024, a nova Frente terá como coordenador o deputado estadual Mário Motta (PSD) e como membros os parlamentares Fernando Krelling (MDB), Marquito (PSOL) e Matheus Cadorin (NOVO). Entre os objetivos da Frente destacam-se a necessidade de capacitação profissional em setores estratégicos da economia, a relevância de garantir oportunidades de formação para jovens e adultos, e o fomento ao acesso a uma educação de qualidade.
Para isso, a Frente atua como uma espécie de “grupo de trabalho”, formada por deputados com a participação de entidades da sociedade civil e órgãos governamentais. Dentro de 365 dias, podendo ser prorrogado por igual período, o Colegiado irá realizar reuniões, debates, visitas institucionais, elaborar relatórios e adotar formas de proposição para desenvolver e dar visibilidade ao tema trabalhado.
“O ensino técnico é fundamental para a inserção dos jovens ao mercado de trabalho, proporcionando habilidades práticas e conhecimento especializado. Com a nova Frente Parlamentar, Santa Catarina avança na valorização e no acesso à educação técnica, contribuindo para a construção de um futuro mais promissor para milhares de catarinenses”, ressalta o deputado Mário Motta.