A Conasa Águas de Itapema e a FAACI (Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema) levaram, neste verão, a campanha ‘Heróis do Meio Ambiente: Na Onda da Preservação’ para a Arena Cultural de Verão Koch. Localizada na Praia Central, ao lado da Ponte do Suspiro, a tenda recebeu cerca de 1.200 visitantes, entre os dias 03 e 12 de janeiro, que participaram de ações de conscientização ambiental e receberam brindes da campanha.
“De uma forma lúdica, a campanha conscientiza o público que está presente na praia sobre o descarte correto de resíduos, com foco na preservação do litoral”, comenta Denis Grassi, Superintendente da Conasa Águas de Itapema.
“Aqui no mar é onde os resíduos descartados incorretamente causam mais problemas afetando a vida marinha, tartarugas, peixes, golfinhos, então a gente faz questão de todos os anos estar na praia atendendo turistas e moradores, levando a conscientização sobre o descarte correto de resíduos”, explica Rodrigo Bicudo, da FAACI.
Para reforçar a mensagem, as ações na tenda contaram com uma parceria com a Univali Penha, que participou com ações de educação ambiental realizadas pelo Programa de Monitoramento de Praias.
A iniciativa da universidade trouxe ossos e outros exemplares que fazem parte de animais marinhos, além de amostras dos lixos descartados por humanos que foram encontrados em seus organismos. Dessa forma, o programa reforça a importância do descarte correto, ao mostrar os impactos reais do lixo no meio ambiente.
Entre os brindes, foram entregues sacola ecológica, garrafa de água reutilizável, que podia ser enchida com água potável no bebedouro da Conasa Águas de Itapema, disponibilizado na tenda, incentivando a evitar plásticos de uso único. Nos dias 08 e 09, ainda foram entregues 700 mudas de plantas, 350 de flores e 350 de temperos, para a população.
Óleo Solidário
O projeto Óleo Solidário, realizado pela Conasa Águas de Itapema em parceria com a FAACI, o Rotary Club de Itapema, a Secretaria Municipal de Educação e a APAE de Itapema também marcou presença nas ações da campanha. Durante toda a semana foram distribuídas 1.000 peças de sabão produzido a partir do óleo de cozinha usado.
O sabão foi produzido por Mônica Turato, artista focada na educação ambiental, e chama a atenção para a importância da destinação correta do óleo de cozinha usado. Afinal, cada litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.
Com o projeto Óleo Solidário, é realizada a conscientização sobre o assunto em escolas municipais de Itapema que participam anualmente de uma gincana para arrecadação do resíduo. O material é vendido para reciclagem com renda revertida para a APAE de Itapema e para a Fundação Rotaria, que investe em projetos socioambientais na região. Em 2024, foram arrecadados mais de 5.400 litros de óleo, gerando um repasse de R$ 5.573,99 para a APAE e de R$1.992,62 para a Fundação Rotaria.
Toda a comunidade pode contribuir com o projeto. Para isso, basta armazenar o óleo de cozinha usado em garrafas pet limpas, transparentes (sem cor) e entregar em um dos pontos de coleta da campanha: na sede da Conasa Águas de Itapema (Av. Marginal Leste, 5) ou na APAE Itapema (R. 458, 492). O material continua sendo vendido para a reciclagem com os recursos revertidos para as instituições apoiadas pelo projeto.