A gastronomia segue sendo um dos grandes destaques da programação da 2ª ExpoMAR, em Itajaí. Nesta quinta-feira (11), no encerramento do evento, será servida a maior paella do Brasil. Serão duas mil porções distribuídas gratuitamente à comunidade. “Este é um jeito de demonstrarmos a nossa reciprocidade com as pessoas que fazem de Itajaí a Capital Nacional da Pesca. Agradecemos aos nossos armadores e indústrias associadas que doaram todos os ingredientes e possibilitaram a realização deste evento à nossa comunidade”, frisa o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos. Toda a programação da ExpoMAR é gratuita.
Para a realização da paella serão utilizados 400 kg de arroz, mais de 20 litros de azeite, 250 kg (cada) de marisco, pitu, camarão, lula, meca, corvina e tamborí. O preparo ficará por conta da Go Fisher, com auxílio do chef Domênico. A panela onde a paella será preparada foi produzida especialmente para o evento. O tacho de mais de quatro metros veio de São Paulo, foi montado em Itajaí e transportado pelo rio Itajaí-Açu, com auxílio do barco-escola do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), até o Centreventos Luiz Henrique da Silveira. “A realização deste evento só é possível graças a parceria com todas as entidades, empresas e pessoas envolvidas”, diz Agnaldo. A paella será servida a partir das 19h e distribuída por ordem de chegada aos participantes da ExpoMAR.
Programação totalmente gratuita
No primeiro dia da 2ª ExpoMAR ocorreu o corte de um atum de 127 quilos, doado pelo Rei do Mar Pescados. O corte do peixe, distribuído gratuitamente em porções de sashimi e temaki, ficou por conta da Brava Sushi. Já na quarta-feira (10) o chef Victor Hugo Garcia (participante do MasterChef Brasil 2018) preparou uma receita com camarão-carabineiro, oferecido pela Cordeiro Pescados.
Na tarde desta quinta-feira (11), o Cozinha Show apresentará duas aulas gastronômicas. A primeira, a partir das 14h30, será de Ebi tempurá e Ebi mayo, preparados pelo chef Leco Mendes, que é formado pela Univali e atua no mercado há mais de 25 anos. Proprietário do Restaurante Oishii, ele é especialista em cozinha tradicional japonesa e dedica-se à cozinha Washoku, reconhecida como patrimônio cultural da humanidade.
Já a partir das 16h será a vez de aprender um prato feito com Filé de Tainha com mel de bracatinga e farofa de pinhão, preparado por Carlos Eduardo da Silva. Chamado de Arraial do Bonsucesso, o prato foi consagrado vencedor do 2° concurso Étnico – Cultural: uma volta ao mundo na culinária de Balneário Camboriú-SC. Une ingredientes do litoral e da serra catarinense, misturando temperos, sabores e saberes indígenas, portugueses, ribeirinhos e quilombolas, que fazem parte da identidade catarinense. As aulas são gratuitas, mas é necessário se inscrever.
Realização, patrocínio e apoio
A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI – Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali – Universidade do Vale do Itajaí, Fundep – Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e prefeitura de Itajaí-SC.
Tem o patrocínio do Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Caixa Econômica Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura, Governo Federal, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e Faesc/Senar Santa Catarina.
A ExpoMar tem o apoio da Abipesca – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, ACAQ – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Conepe – Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Peixe BR – Associação Brasileira da Piscicultura e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Fotos: Jean Pavão