Análise política por Jackson Laurindo
A Esquerda nas eleições da Costa Esmeralda
Aconteceu em Itapema o Encontro Regional da Frente Ampla dos Partidos de Esquerda da Costa Esmeralda.
O evento contou com a presença de apoiadores, lideranças e pré-candidatos às Prefeituras da região, como as pré-candidatas em Porto Belo e Bombinhas, Rosana Schlichta (PSB) e Verinha (PT) e do pré candidato em Itapema, Professor Willian Meister (PT).
O ponto é a “Frente Ampla” terá bastante dificuldade de tornar suas candidaturas competitivas no pleito de outubro, em uma região marcada pelo bolsonarismo e por uma maioria ideologicamente alinhada a direita e centro-direita.
Numa análise pela perspectiva da realpolitik, é fato que as melhores chances de competitividade dos partidos de esquerda dependem de alguns fatores. O primeiro seria a fragmentação das disputas municipais, com cenários envolvendo um número elevado de candidaturas de direita e centro-direita, dando assim, vantagem ao grupo que conseguir manter a coesão, um exemplo desse cenário aconteceu em 2022, com a presença do PT na disputa de segundo turno pelo Governo de SC, algo que jamais havia acontecido. O segundo fator é a escolha de candidatos com maior reflexibilidade ideológica, ou seja, alguém que detenha os ideiais da esquerda, mas seja capaz de ser percebido como um não “doutrinado”, alguém tenha um histórico “capitalista”, mas que compreenda os valores das pautas sociais.
Sem essas considerações, as chances de viabilizarem as pré-candidaturas, tornando-as candidaturas realmente competitivas são bastante baixas e não passam simplesmente uma maneira de marcar presença nas eleições.
DELTAN DALLAGNOL NA REGIÃO
Quem esteve pela região foi o ex-procurador federal e ex-deputado federal Deltan Dallagnol, do partido NOVO. Um dos líderes da Operação Lava-Jato, o ex-deputado tem na luta contra a corrupção sua principal bandeira política.
A visita de Dallagnol teve por objetivo reforçar a presença do partido NOVO nas disputas pelas prefeituras da região. Entre as pré-candidaturas estão a disputa pela Prefeitura de Itapema, tendo à frente o deputado André Oliveira e de Bombinhas com a advogada Jadna Matias da Silva.
O ponto é que o NOVO mudou as diretrizes de sua criação e busca ampliar sua base nos municípios reconhecendo as dificuldades de um partido elitista enfrentar os partidos de massa. Os objetivos do NOVO nas eleições de 2024 tem foco nas eleições de 2026, quando o partido precisará ampliar sua bancada de Deputados Federais que atualmente conta com 3 deputados federais.
PORTA FECHADA
O vereador e pré-candidato a Prefeito em Porto Belo, Diogo Santos (UB) concedeu entrevista onde foi enfático em afirmar que não há qualquer possibilidade de uma aliança com o atual Prefeito Joel Lucinda do MDB.
A afirmação de Diogo encerra os rumores nos bastidores políticos da cidade que mencionaram a possibilidade de uma aliança entre o ex-MDBista e a atual gestão.
O ponto é que dificilmente haveria espaço para uma aliança entre União Brasil – UB e MDB. Para formar uma composição entre os partidos, seria necessário afastar o Partido Liberal – PL, do atual vice-prefeito Ailto Neckel da chapa com o MDB.
Não me parece ser um “bom negócio” perder o apoio do partido do ex-Presidente Bolsonaro e do Governador Jorginho Mello e ainda correr o risco de surgir mais uma pré-candidatura na disputa.