A Secretaria de Saúde informa que conta com uma equipe de profissionais que oferece suporte multidisciplinar em diferentes áreas. O grupo é formado por uma terapeuta ocupacional, uma fisioterapeuta, duas psicólogas clínicas, uma fonoaudióloga geral e uma assistente social.
A Secretaria de Educação conta com esse suporte, por meio de uma sala especializada com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais. O grupo é responsável pelo primeiro acolhimento das crianças e seus pais, quando a escola identifica algum aluno com dificuldades de aprendizagem ou atraso no desenvolvimento.
O processo começa com o contato inicial entre a escola e os pais, no qual é recomendado um acompanhamento ou uma investigação com um profissional especializado. Com a aceitação da família, a equipe multidisciplinar entra em ação, dialogando e fornecendo as orientações necessárias.
As visitas dos profissionais são periódicas e cuidadosamente analisadas para atender às necessidades individuais de cada aluno. O objetivo é garantir que todas as crianças recebam o apoio necessário para seu desenvolvimento pleno, promovendo um ambiente educativo inclusivo e eficiente.
“Uma educação para todos é conquistada com a valorização da diferença. Toda estratégia proposta neste sentido deve considerar que a diferença é a regra e não a exceção”, destacou Oscar Luis Abreu da Silva CRP-12 14369, psicólogo da Secretaria de Educação.