Em alusão ao Dia Mundial da Hipertensão Arterial, comemorado anualmente em 17 de maio, o Grupo de Caminhada do bairro Itacolomi realizou uma roda de conversa sobre o tema, para alertar a população para os riscos dessa doença tão perigosa.
A dinâmica aconteceu após uma caminhada nesta sexta-feira, na UBS do Itacolomi. O grupo recebeu a Drª Andreza Cristiane Hernandez Schulz, nutróloga do município, que realizou também aferição de pressão nos pacientes.
“A caminhada é um excelente exercício cardiovascular que ajuda a controlar a pressão arterial, reduzindo os riscos de hipertensão. Monitorar regularmente a pressão arterial é crucial, pois a doença muitas vezes não apresenta sintomas”, destacou Carla Rudolff, enfermeira da Unidade de Saúde.
Hipertensão
De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial (pressão alta) é uma enfermidade crônica que aponta os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).