A Campanha do Maio Laranja, que marca o Mês do Combate ao Abuso e à Exploração Infantil, promoveu teatros lúdicos e educativos para as seis escolas municipais, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A ação resultou na denúncia espontânea de 30 alunos sobre ações que configuram abuso infantil.
A apresentação teatral abordou a prevenção e a maneira correta de lidar com situações de abuso. Em 2023, uma peça teatral foi apresentada aos alunos do 6º ao 9º ano e resultou em 24 denúncias espontâneas. A campanha é executada com recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA).
O trabalho de atendimento municipal é efetuado pelo Comitê de Escuta Especializada, composto pelas secretarias de Assistência Social, a Saúde e a Educação e o Conselho Tutelar. A equipe é capacitada para atender as crianças e adolescentes de maneira que não precisem repetir seus depoimentos continuamente a diferentes setores, o que evita a violência institucional.
“A capacitação vai ser contínua e essa formação de rede também. Precisamos do engajamento de todos. O Estatuto da Criança e do Adolescente diz que não é dever apenas do poder público, mas de todos nós enquanto cidadãos”, destacou a assessora de gestão do Sistema Único de Assistência Social, Daiane Wolf, durante a sessão solene da campanha na Câmara de Vereadores, na última terça-feira, 14.
O projeto da Lei nº 22/2024, que implementa o Maio Laranja no calendário anual do município de forma permanente, foi aprovado recentemente por unanimidade na Câmara de Vereadores.
Blitz educativa acontece no próximo sábado
A Secretaria de Assistência Social vai promover uma blitz educativa no sábado, 18, para conscientizar a população. A data marca a conscientização nacional sobre a temática.
A blitz acontecerá nos semáforos do cruzamento entre a Avenida Getúlio Vargas e a Avenida Emanoel Pinto, das 9h às 11h, com distribuição de panfletos e brindes. Às 11h, ocorrerá uma passeata pela beira-mar, até o Edifício Anna Paula.
Denuncie, ligue 100.