A partir de segunda-feira, 29, a Campanha de Vacinação Contra a Influenza será ampliada para moradores de até 12 anos de idade que residem em Balneário Piçarras. A aplicação acontece em todos os postos de saúde e é destinada apenas aos grupos prioritários até 31 de maio.
Um mês após o início da Campanha de Vacinação Contra a Influenza, a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras aplicou mais de 2400 doses. Os grupos prioritários são formados por 10.336 moradores da cidade. Apesar do objetivo de vacinar 90% destes grupos, o município atingiu apenas cerca de 23% deste público até esta sexta-feira, 26 de abril. A Saúde municipal promoveu um Dia D de vacinação no dia 13 de abril, quando 317 pessoas compareceram.
A vacina é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e a Influenza B. O atendimento é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Confira os grupos prioritários:
● Trabalhador da saúde
● Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
● Gestantes
● Puérperas
● Professores do ensino básico e superior
● Povos indígenas
● Idosos com 60 anos ou mais de idade
● Quilombolas
● Pessoas em situação de rua
● Profissionais das forças de segurança e salvamento
● Profissionais das Forças Armadas
● Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
● Pessoas com deficiência permanente
● Caminhoneiros
● Trabalhadores de transporte coletivo
Mobilização contra o tétano e a difteria
A Secretaria de Saúde vai oferta simultaneamente a vacinação contra ao tétano e a difteria. Essa campanha é realizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina e é aplicada em um esquema de três doses (um reforço a cada 10 anos): crianças, adolescentes e adultos a partir dos 10 anos de idade. Grávidas também devem ser vacinadas a cada nova gestação.