Começou nesta segunda-feira, 22, a Oficina de Planejamento Participativo do Projeto Orla de Balneário Piçarras. O evento segue até sexta-feira, 26, e a população está convidada a participar, no Museu Oceanográfico Univali.
O primeiro dia marcou a abertura do evento, com apresentação do diagnóstico geral do projeto, aprovado pela Coordenação Municipal do Projeto Orla (CMPO). Profissionais da Secretaria do Patrimônio da União do âmbito federal e estadual realizaram explanações sobre os conceitos de gestão de bens de uso comum do povo, como as praias e os calçadões.
A oficina participativa é uma das etapas do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), que atualmente passa por elaboração. A população poderá se inteirar e sugerir questões que envolvem a situação social, patrimonial, ambiental, turística e econômica da cidade.
Na quarta-feira 24, haverá uma saída de campo, com visita ao cenário da orla da cidade, como uma das etapas da discussão sobre a implantação do projeto, tendências, potencialidades e cenário desejado. A participação é gratuita e aberta ao público.
23/04 – Terça-feira
9h – Base conceitual de Unidades de Paisagem e Trechos
10h – Definição dos trechos homogêneos e classificação da orla
11h – Apresentação e validação dos trechos das UPs
14h – Definição das Percepções do local
14:45 Definição dos Problemas
15:30 Definição das Potencialidades
16h15 Projetos Previstos ou em Implantação
24/04 – Quarta-feira
09h – Saída de Campo
25/04 – Quinta-feira
09h – Definição dos cenários atual, tendência e desejado
14h – Desenvolvimento do Quadro Detalhado
26/04 – Sexta-feira
09h – Validação em plenária do Quadro Detalhado
14h – Visita ao Museu Oceanográfico