Nesta quarta-feira (24), a Secretaria de Comunicação de Balneário Camboriú (Secom) esteve na sede da Defesa Civil catarinense, em Florianópolis. Com a visita técnica, membros da pasta tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura de comunicação do órgão estadual, além de trocarem experiências e orientações acerca da gestão de crises climáticas em preparação para a possível passagem do fenômeno El Niño na cidade.
Compareceram à Defesa Civil a secretária de Comunicação, Dagmara Spautz; a diretora-geral, Kattiúcia Villain; o diretor de Publicidade de Novas Mídias, Henrique Pereira; a coordenadora de redes sociais, Yasmin Rocha; e a servidora Rafaela Dalago. A equipe foi recebida pela assessora de comunicação da Defesa Civil, Grasiele Aguiar; e pelo chefe de Meteorologia, Felipe Raphael Theodorovitz Mendoza.
Além de conhecer a estrutura, a equipe conversou com os membros do órgão sobre a forma como informações de relevância chegam à comunidade, metodologia utilizada na comunicação estadual e dos avisos e alertas emitidos.
Entre as iniciativas que serão tomadas pela Secom, estão previstas: fortalecimento das redes sociais da Defesa Civil municipal, implementação de um módulo específico no aplicativo BC Digital, criação de uma aba no site municipal com informações necessárias para a comunidade, intensificação da divulgação de informações de prevenção e trabalho focado na ampliação do número de moradores cadastrados para recebimento de avisos do órgão.
“A comunicação clara e ágil é uma parte essencial quando falamos de crises climáticas: no setor público, é por ela que a população fica informada sobre pontos de interdição por alagamentos ou deslizamentos, orientações de segurança, locais utilizados como abrigos e a própria previsão do tempo. Neste sentido, essa visita foi muito esclarecedora sobre aperfeiçoamento de ações e adoção de estratégias em momentos como este”, disse a secretária Dagmara Spautz.









