O Município de Itajaí informa que ocorreu, na tarde desta segunda-feira (06), o roubo de uma arma de fogo no Centro de Educação Infantil (CEI) Lea Leal de Souza, localizado na Barra do Rio. Um homem se aproveitou da entrada de uma mãe no local para anunciar o assalto. A vigilante resistiu, o que levou ao disparo realizado pelo assaltante. O ladrão não chegou a ter contato com os alunos e ninguém ficou ferido.
A Guarda Municipal de Itajaí foi acionada e, de imediato, chegou ao local para verificar a situação. Foram repassadas as informações com as características do assaltante para as forças de segurança, que realizam buscas na cidade. A segurança também foi reforçada na região por meio de rondas. Importante destacar que não se trata de um atentado.
A empresa responsável pela vigilância armada, contratada pelo Município, destinará um novo profissional armado para atuar no CEI Léa Leal de Souza. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação vai solicitar à empresa melhorias e alterações de procedimentos para evitar que este tipo de ação se repita nas unidades escolares.
Quinta ocorrência em 11 meses
O roubo desta segunda (06) representa a quinta ocorrência do tipo desde a contratação da empresa responsável pela vigilância armada em julho de 2023. Nos últimos 11 meses, a Guarda Municipal de Itajaí registrou 2 furtos e 3 roubos em unidades escolares. Em nenhum dos casos houve feridos.
Em comunicado a imprensa a PM diz:
Na tarde desta segunda feira (06), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo possível roubo e disparo de arma de fogo em uma unidade escolar localizada no bairro Barra do Rio, no município de Itajaí.
No local, as guarnições conversaram com a vítima, uma vigilante de uma empresa de segurança privada (mulher de 45 anos), que relatou que estava nas dependências da escola quando foi surpreendida por um homem, que a rendeu e exigiu que ela entregasse a arma que portava, um revólver cal 38.
A vítima tentou resistir, mas o autor efetuou um disparo, próximo de sua cabeça, que não atingiu ninguém.
O autor deixou o local antes da chegada das guarnições, levando o revólver que estava em poder da vigilante.
Foram acionadas equipes da polícia civil e polícia científica.
As guarnições realizaram buscas, mas até o momento o autor não foi localizado.