Os estudantes eleitos para a legislatura 2024 do programa Vereador e Vereadora Mirim, da Câmara Municipal, foram diplomados na sessão ordinária desta quinta-feira (4). Em seu primeiro contato com o poder Legislativo, os jovens parlamentares, representantes das turmas de 8º e 9º ano das escolas públicas e privadas do município, fizeram o juramento protocolar de investidura na função e posaram para fotos com os vereadores adultos. O prefeito Joel Lucinda (MDB) participou do ato e deu boas-vindas ao grupo.
Presidente do Legislativo, o vereador Magno Muñoz, agora no PSD, valorizou o auxílio dos gestores e professores durante o processo eletivo, ocorrido no mês de março (a votação foi no dia 21), e elogiou o empenho dos candidatos. Explicou que os mirins passarão por atividades de formação, com aulas de oratória e de legislação, antes de irem ao plenário para a sua primeira sessão ordinária, que acontecerá no dia 25 de abril.
Magno citou a participação na autoria do programa dos vereadores Diogo Santos, atualmente no União Brasil, e Jonatha Cabral, recentemente integrado ao MDB. Também destacou a condução que Juliano Guerreiro (Progressistas), seu antecessor na presidência da Mesa Diretora, deu ao projeto em 2023.
“Saíram excelentes projetos e propostas, e nós estamos ansiosos para que novos projetos e propostas possam sair aqui”, afirmou, reforçando a importância dessa experiência na formação dos estudantes: “Nós precisamos dessas lideranças, que se formem desde o período de escola até quando forem ocupar espaço na sociedade, seja nas empresas, seja na vida pública, e isso é muito importante. E se nós, enquanto vereadores, pudermos de alguma forma contribuir no desenvolvimento de cada um desses adolescentes, nós estaremos cumprindo um grande propósito aqui na Câmara de Vereadores”, concluiu.