Foto: Jonatã Rocha / SECOM
A região do Vale do Itajaí lidera a abertura de novos negócios em Santa Catarina com 74.237 CNPJs criados entre janeiro e dezembro de 2024, conforme dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). O volume representa cerca de 30% do total de 250.508 empresas abertas em todo o estado ao longo do ano passado. A força do empreendedorismo no Vale do Itajaí se reflete diretamente na geração de vagas de emprego, já que a região também é a que mais abriu vagas no período.
O Vale do Itajaí lidera com folga o ranking de novos CNPJs no estado. O destaque na região são os municípios de Blumenau, com abertura de 13.458 novos negócios, e Itajaí, com 13.104. Balneário Camboriú, com acúmulo de 7.698 empresas criadas, ocupa o terceiro lugar na região. O top 5 ainda tem Brusque (4.690) e Camboriú (4.383). Cidades como Itapema, Navegantes, Rio do Sul e Gaspar também contribuíram de forma importante para o bom desempenho.
“A alta competitividade do complexo portuário de Itajaí, bem como a vocação industrial e diversos atrativos turísticos, são fatores essenciais para colocar o Vale do Itajaí na liderança entre as regiões do estado. Mas é importante destacar que todas as regiões de Santa Catarina registraram forte alta na abertura de empresas, o que impulsiona o aquecimento da economia catarinense e do mercado de trabalho”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Ranking de regiões na abertura de empresas
Do total de 250.508 empresas criadas em Santa Catarina em 2024, o Vale do Itajaí responde por 74.237. Já a Grande Florianópolis é a segunda região com maior número de CNPJs criados, com 59.840. Na sequência estão a região Norte, com 47.284 novos negócios, e a região Sul, com 28.194. Oeste (24.971), Meio-Oeste (9.687) e Serra (6.295) fecham a lista.
“O Governo de Santa Catarina, por determinação do governador Jorginho Mello, tem tomado medidas para facilitar e simplificar a abertura de empresas. O incentivo à melhoria do ambiente de negócios é prioridade porque incentiva o empreendedorismo e gera mais oportunidades. Assim, Santa Catarina se desenvolve com mais emprego e renda para os catarinenses”, destacou o presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Fernando Baldissera.
Das mais de 250 mil empresas criadas em 2024 em Santa Catarina, a maioria é dos setores de comércio, transporte, indústria de transformação e serviços administrativos e profissionais. Além disso, mais de 70% do total de novos CNPJs são Microempreendedores Individuais (MEIs). Atualmente Santa Catarina tem mais de 1,48 milhão de empresas ativas.