O projeto busca promover a cidade também como destino de cicloturismo aliado ao incentivo ao esporte e a qualidade de vida. A nomeação da rota presta uma homenagem de resgate ao passado da cidade. O primeiro nome dado à Itapema foi Tapera, que era como os índios chamavam as construções rústicas. Somente em 1912 passou-se a chamar Itapema.
A volta inaugural contou com aproximadamente 300 ciclistas de várias partes do país em um percurso de 48km. O trajeto iniciou na passarela de ligação entre a Orla do Centro e Meia Praia. O grupo passou pelo Mirante do Encanto, Pedra da Cadeia, no alto Areal (Luau da Barra), no Sertão do Trombudo estiveram na Capela São João Batista, Pier Turístico, na Meia Praia, e finalizou na praia do Centro onde foram recepcionados com sorteios de brindes dos apoiadores.
Durante todo o trajeto, os ciclistas se orientavam através de placas indicativas que sinalizavam a rota. Também foram disponibilizados apoios com paradas técnicas para hidratação e alimentação, ambulância para emergências, carro de apoio técnico seguindo o trajeto e a segurança da Guarda Municipal.
A Prefeita de Itapema Nilza Simas participou do lançamento da Rota Tapea e destacou a importância de novos atrativos. “A Rota Tapera tem por finalidade criar novas opções de lazer para os ciclistas, enaltecer nossos atrativos naturais e também serve como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Nosso foco principal é que todos os setores da cidade se beneficiem, desde a cadeia produtiva do turismo até as comunidades rurais que estão na rota”, afirmou.
Mais informações sobre a Rota Tapera e o manual de navegação está disponível no site oficial do Turismo: https://turismo.itapema.sc.gov.br/rotadatapera/ ou no link (Rota Tapera) localizado na bio do Instagram da @secturdeitapema (Secretaria de Turismo de Itapema). Mais informações: (47) 3267-1593