Publicidade

Tributo a B.B.King com Nuno Mindelis, Gui Cicarelli e Lancaster, celebram o blues no 3º BC Jazz Fest

Evento gratuito acontecerá em um final de semana, e contará além do Tributo a B.B.King, na primeira noite do festival, shows com participações especiais de: Simoninha, Fernanda Abreu, além de Maurício Gasperini, Kiko Zambiani, Claudio Zoli, George Israel e muito mais

by da Redação

Foto: Muno por M Klinski

Entre os dias 19 a 21 de julho, sexta-feira a domingo, acontece em Balneário Camboriú, a 3ª edição do BC Jazz Festival, considerado um dos maiores do sul do Brasil. O evento é totalmente gratuito e promete aquecer o inverno de uma das praias mais cosmopolitas do litoral catarinense com uma programação cultural e de entretenimento. A realização é da Prefeitura de Balneário Camboriú através da Secretaria de Turismo e produção da Lucas Shows, empresa liderada por Herbert Lucas, nome conhecido e respeitado no show business brasileiro, responsável pela produção do Bourbon Festival Paraty, palco São Paulo Square do The Town, entre outros.

           Na primeira noite do festival, o público poderá prestigiar um show especialmente preparado para celebrar as raízes do blues, com um tributo ao rei deste segmento musical:  B. B. King, que faleceu em maio de 2015, aos 89 anos, deixando um enorme legado para a música internacional. Nascido em Mississippi, nos Estados Unidos, em setembro de 1925, o famoso Riley Ben King cresceu para tornar-se um dos maiores nomes da história do blues. Considerado um dos melhores guitarristas do mundo pela Rolling Stone EUA, lançou mais de 20 álbuns de estúdio em suas décadas de carreira.

Sobem ao palco montado em frente à Praça Almirante Tamandaré, para essa merecida homenagem: Nuno Mindelis, Gui Cicarelli e Lancaster, os três grandes referências brasileiras no blues.

Nascido em 7 de agosto de 1957 em Cabinda, Angola, Nuno Mindelis se apaixonou pela guitarra já aos cinco anos de idade. Aos nove, já estava tocando instrumentos construídos por ele próprio. Nessa época, já ouvia Otis Redding e sua grande banda, Booker T & the MG’s, composta por Steve Cropper, Donald “Duck” Dunn e Al Jackson. Nuno admira estes músicos até hoje, e reconhece-os como uma influência importante em seu estilo. Nuno é considerado pela crítica e fãs como o principal guitarrista de blues do país. Seus discos são tocados em rádios, bem como na televisão. Os fãs de Eric Clapton o descrevem de acordo com um muro pichado que dizia “Clapton is God”. No Brasil, o muro diz: “Mindelis – Brazil’s Guitar God!”

Nuno Mindelis teve o primeiro reconhecimento internacional pela “Guitar Player Magazine / EUA”, a Bíblia mundial da Guitarra, que nos anos 90 o comparou ao lendário Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin. Pouco depois, foi eleito o melhor guitarrista independente de Blues, ao vencer guitarristas do mundo todo no concurso 30th Anniversary Guitar Player Competition. Gravou e fez turnês com a igualmente lendária banda Double Trouble, (ex.grupo do ícone Stevie Ray Vaughan, considerado o Jimi Hendrix dos anos 90) e participou de importantes festivais na Europa e Canadá, anunciado ao lado de nomes como Prince, Diana Krall, George Benson, Oscar Peterson, Jimmy Vaughan, B.B King e muitos outros. Em 2017 e 2018 participou de concorridos shows em Austin/Texas, na África e em Suwalki / Polônia.

Neste último, fez parte do seleto e restrito grupo de headliners com direito ao palco principal tendo sua apresentação, considerada a melhor do Festival, rendido um “Walk of Fame” ao lado dos maiores nomes da história do Blues e do Rock, como Eric Burdon & The Animals e Billy Gibbons.

Considerado uma das grandes referências do blues de São Paulo, o guitarrista Gui Cicarelli é reconhecido pelo seu estilo agressivo e apaixonante de tocar guitarra, além de seu projeto de tributo ao ídolo Stevie Ray Vaughan. Gui já́ tocou com nomes importantes da cena do blues e jazz, como Roy Rogers, rei do slide guitar, a lenda Lucky Peterson e Terrie Odabi, hoje um dos mais respeitados talentos do gênero, além de artistas brasileiros como André Frateschi (Legião Urbana) e Tatiana Pará. Representando a nova geração do blues, Gui já tocou em lugares importantes para a cena como Bourbon Street, casa que já́ recebeu ícones como Ray Charles, BB King, Larry Carlton, Steve Vai entre outros. Tocou no internacionalmente reconhecido Blue Note (Rio de Janeiro), além de grandes festivais como a 11ª edição do Bourbon Festival Paraty no palco principal, o festival de novos talentos com a Orquestra Jazz Sinfônica no parque do Ibirapuera, o Festival Blues Na Montanha entre outros.

Lancaster Ferreira é um dos pioneiros do Blues no país, com oito CDs autorais. Em 1998 e 1999 lançou os primeiros CDs de Chicago Blues tradicional do Brasil, e desde então vem produzindo e compondo canções. O guitarrista, em 2004, fundou as bandas Today, Serial Funkers e Blues Beatles. Lancaster estudou teoria musical e arranjo no Rio de Janeiro com o maestro húngaro Ian Guest. Com 25 anos de experiência como músico, produtor e compositor, sua formação profissional permite que ele circule por diversos estilos e influências. Extremamente versátil e familiarizado com a maioria dos estilos, gravou mais de 700 obras com os maiores músicos do Brasil e de outros países.

Nessa terceira edição do festival, o público também poderá prestigiar o melhor do blues e soul, com a sonoridade brasileira em shows itinerantes pelas principais ruas da cidade com a Orleans Street Jazz Band, que neste ano, abre o palco principal. A programação deste ano da 3ª edição do BC Jazz Festival, veio para consolidar a pluralidade do estilo musical Rhythm and blues, com a sonoridade brasileira, características do evento, com entradas totalmente gratuitas.

PROGRAMAÇÃO

PALCO PRAIA – Em frente à Praça Almirante Tamandaré

sexta-feira – 19 de julho de 2024
Horário: a partir das 20h

Atrações:

Orleans Street Jazz Band (Jazz tradicional)
Nuno Mindelis, Gui Cicarelli e Lancaster – Tributo B.B.King (blues)
Serial Funkers convida Simoninha (Soul & Samba Jazz)

sábado – 20 de julho de 2024
Horário: a partir das 20h

Atrações:

Gigantes anos 80 com Maurício Gasperino e Kiko Zambiachi (Rock pop)
Orleans Street Band (Jazz tradicional)
Gigantes anos 80 com Claudio Zoli e George Israel (Soul Rock)

domingo – 21 de julho de 2024
Horário: a partir 20h

Atrações:

Soul Boogie Orchestra Lud Mazzucatti – Amy Winehouse e Soul Hits (Soul Swing)
Grooveria convida Fernanda Abreu (Groove, música brasileira e funk)

Orleans Street Jazz Band

19 a 21 de julho de 2024
Pelas ruas da cidade

  • Você pode conferir a programação completa do BC Jazz seguindo o perfil do Instagram do festival @bcjazzfestival
    SERVIÇO

O Quê: 3ª edição do Balneário Camboriú Jazz Festival – jazz, blues e soul
Quando: 19 a 21 de julho de 2024– sexta – sábado e domingo
Onde: Palco Praia – em frente à Praça Almirante Tamandaré
Horário: a partir das 20h
Quanto: entrada gratuita

INFORMAÇÕES

BC Jazz Fest
Telefone: (11) 98807-7141 | 5539-7452
Site: http://www.bc.gov.br
E mail: contato@lucasshows.com.br
Instagram: @bcjazzfest

Dom Comunica – assessoria de comunicação
Telefone: 47 99612 3517
E mail: rodrigo@domcomunica.com.br
Instagram: @domcomunica

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade