Nesta quinta-feira (21), secretários, assessores e encarregados pela comunicação social de 17 órgãos públicos catarinenses se reuniram na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) para formar uma rede colaborativa entre as instituições, com o intuito de aprimorar a comunicação com a sociedade.
Denominada CollabComSC, a iniciativa teve como primeiro exercício o fechamento do cadastro eleitoral, que ocorre no dia 8 de maio. Os participantes levantaram formas de cooperar — utilizando as redes sociais e canais de comunicação de cada instituição — para divulgar o prazo que os eleitores possuem para regularizar sua situação a tempo de votar no pleito deste ano.
O encontro buscou aproximar as assessorias de comunicação do estado para trocar experiências e viabilizar a produção de conteúdo de maneira coletiva. “A ideia é integrar as equipes, em especial de redes sociais, para que a gente possa fazer chegar a boa informação a toda a sociedade catarinense”, explica a assessora de comunicação social do TRE-SC, Ana Patrícia Gonçalves.
A formação da CollabComSC foi facilitada pela WeGov, empresa especializada em inovação no Setor Público. “Essa colaboração demonstra que as instituições podem sentar em uma mesa e produzir para além daqueles momentos que acontecem crises”, destaca André Tamura, diretor executivo da WeGov.
O encontro contou com a presença do diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro. “Estamos aqui conseguindo duas coisas das mais importantes para o serviço público. A primeira é colaboração, porque ninguém mais faz nada sozinho, e a segunda é uma comunicação eficiente”, ressaltou o DG.
Os participantes foram divididos em grupos, onde puderam compartilhar o dia a dia de produção, ferramentas utilizadas, estratégias de divulgação e os atuais projetos de cada entidade. Ao final, apresentaram propostas de cooperação para potencializar a comunicação e atingir o seu público com maior eficácia.
A gerente de publicidade, produção e mídia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Sonia Marisa de Campos, aponta que a comunicação da instituição passa necessariamente pelo calendário eleitoral, uma vez que o MP está envolvido em diversas etapas do pleito. “Esse é um dos grandes temas do ano, e esse início de trabalho em conjunto com certeza vai trazer grandes frutos, sempre pensando no cidadão e em levar uma informação correta para que ele possa exercer a sua cidadania.”
“Nós da equipe da Prefeitura de Florianópolis acreditamos muito na força da internet e das redes sociais para chegar até a população. A gente sai desse encontro muito feliz com os resultados e com o que está por vir”, avalia a diretora de comunicação da prefeitura municipal, Fernanda Kleinebing.
O assessor de imprensa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Fabrício Severino, lembra ainda o papel de cada instituição de informar os cidadãos para que eles possam participar do processo eleitoral de maneira esclarecida. “O encontro teve esse objetivo de fazer com que cada um, na sua área e na sua instituição, possa levar as informações verdadeiras ao conhecimento do cidadão”, destaca.
A expectativa é tornar a CollabComSC uma rede permanente, na qual as instituições poderão auxiliar umas às outras na divulgação de informações e serviços importantes.
Também compõem a rede colaborativa: Alfândega da Receita Federal, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Câmara Municipal de Florianópolis, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, DETRAN, Governo do Estado, Justiça Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região.
Por Vinicius Claudio
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC