O Programa Interdisciplinar de Assessoria e Articulação nas Escolas (PIAAE), implantado na Rede Municipal de Ensino de Itapema foi apresentado na última semana na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O programa conta com um assistente social, uma fonoaudióloga e uma psicóloga, e tem como objetivo assessorar os profissionais da educação e articular suas demandas junto à Rede de Assistência do Município, colaborando com as necessidades pedagógicas definidas pela política da educação.
A apresentação fez parte de um Projeto de Extensão/Curso: O SERVIÇO SOCIAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ações profissionais do Assistente Social na política de educação com a participação do Assistente Social, Franklin Lima, a Fonoaudióloga Patrícia Cezar e Psicóloga Vitória Savy, além do apoio da equipe de gestão da Secretaria de Educação.
“A participação neste curso foi uma excelente oportunidade para mostrar o trabalho desenvolvido frente à necessidade da Rede de Educação do Município. Até o presente momento, foram realizados mais de 44 ações, voltadas para formação dos profissionais, e articulação com a Rede, visando a resolução de problemas psicossociais enfrentado pelos estudantes. A intenção da apresentação deste Programa foi dar visibilidade a um trabalho que precisa estar inserido no Município enquanto política pública. Trabalho este que estamos articulando junto com o secretário de educação para ser levado à Câmara Legislativa”, ressaltou o Assistente Social, Franklin Lima.
“Este programa veio para contribuir com o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula, promovendo melhoria constante na qualidade do ensino-aprendizagem com a união de todos os setores envolvidos na rede”, explicou o Secretário de Educação, Valdir Nesi Filho.
