A Câmara Municipal de Itapema será o palco de uma noite especial na quinta-feira, 17 de outubro, às 19h, quando os vencedores do Concurso Literário O Pensador VIII serão homenageados em uma sessão solene. Este ano, a edição traz uma homenagem significativa à escritora catarinense Delminda Silveira, pioneira e primeira mulher a integrar a Academia Catarinense de Letras e é patronesse da cadeira de número 15 da Academia Itapemense de Letras (AIL).
Uma das novidades desta edição é o lançamento da antologia Indelével ao Coração, inspirada na obra de Delminda Silveira. A publicação reunirá os textos vencedores nas categorias conto, crônica e poesia, abrangendo grupos adulto, juvenil e infanto-juvenil. Este projeto não apenas celebra a escrita, mas também propaga a literatura como um importante veículo cultural.
Para Maira Kelling, professora, advogada e Membro Vitalício ocupante da cadeira da escritora Delminda Silveira na AIL, o Concurso Literário O Pensador ajuda a fomentar o hábito da leitura e valoriza a escrita como uma forma de expressão cultural. “Ao abrir espaço para diferentes categorias, o concurso contribui para a inclusão de vozes diversas, dando visibilidade a autores que, de outra forma, poderiam não ser ouvidos. O evento promove a literatura local e conecta escritores com a comunidade, criando um ambiente cultural rico e dinâmico”, destaca a professora e escritora.
Ela também ressalta a importância de iniciativas literárias: “Concursos como O Pensador oferecem uma “plataforma para que novos escritores apresentem suas obras, ajudando a aumentar sua visibilidade no meio literário. Além disso, o reconhecimento por ganhar ou ser finalista em um concurso pode conferir prestígio, facilitando a divulgação e a aceitação de futuros trabalhos” afirma Maira.
O Concurso Literário O Pensador, em sua oitava edição, é um projeto promovido pela Academia Itapemense de Letras, com o apoio da Secretaria Municipal Cultura de Itapema, por meio dos Edital de Chamamento Público nº 10/2023 viabilizado com recursos financeiros da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo.