O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e a Secretaria de Assistência Social de Itajaí promoveram, nesta quarta-feira (26), o seminário para o desenvolvimento do plano municipal de políticas sobre drogas. O objetivo foi discutir a terceira fase de mobilização para a construção coletiva do plano, integrando as diferentes áreas da rede de atendimento, ampliando a percepção dos participantes sobre as políticas públicas relacionadas à questão das drogas e fortalecendo ações intersetoriais para aprimorar a articulação entre os serviços.
A ideia foi apresentar dados institucionais das políticas setoriais de saúde, educação, assistência social e segurança pública e abordar a importância do trabalho intersetorial no enfrentamento da questão das drogas, apresentando um diagnóstico preliminar da situação no município e validando as propostas até então formuladas para a construção do plano municipal de políticas sobre drogas.
O município tem grande preocupação com o uso abusivo de drogas. Dados estatísticos mundiais apontam que, até 2050, o número de pessoas que fazem ou já fizeram uso de drogas aumentará em 40%. Com isso, o percentual de usuários passará de 10% para 21% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. As ações de prevenção e cuidados com a saúde devem ser constantemente repensadas para a população.
A oferta de atendimentos cada vez mais articulados entre as diferentes políticas públicas, especialmente nas áreas de saúde e assistência social, assegura os direitos da cidadania e, por consequência, uma melhor qualidade de vida.
Seminário debate o desenvolvimento do plano municipal de políticas sobre drogas
Foram discutidos a prevenção, tratamento, cuidado e reinserção social
44