Os primeiros estabelecimentos contemplados com o Selo de Atendimento ao Turista receberam a certificação do Programa Selo Turismo Qualificado BC nesta segunda e terça-feira (6 e 7). A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú entregou o selo, na Categoria Ouro, ao Camboriú Praia Hotel, Grupo Oceanic (Oceanic Aquarium, Classic Car Show, Aventura Pirata e a Aventura Jurássica), Pousada Morada do Estaleiro, Hotel Sibara e Hotel Marimar.
O selo é concedido pelo Município de Balneário Camboriú com objetivo de qualificar a cadeia produtiva do turismo em seu atendimento, elevar o padrão de serviços e melhorar a experiência dos visitantes na cidade. Para obter o reconhecimento municipal, estabelecimentos e prestadores de serviços têm de cumprir critérios que seguem padrões internacionais de boas práticas em atendimento ao turista. Entre os critérios para a Categoria Ouro, estão possuir pesquisa de satisfação do cliente, ter funcionário com domínio de um segundo idioma e dispor de um canal de comunicação com o cliente para atendimento rápido. O selo tem as categorias Prata e Bronze também. O processo de validação, com visitas aos estabelecimentos que solicitaram o selo, envolve secretarias municipais, principalmente a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
O selo Atendimento ao Turista é o segundo do Programa Selo Turismo Qualificado BC, criado em 2022 para promover as boas práticas adotadas pelo setor. O primeiro foi o Sustentabilidade. Para obtê-lo, é preciso cumprir critérios ambientais e sociais, de acordo com a categoria pretendida (Bronze, Prata ou Ouro).
Para conhecer o Programa Selo Turismo Qualificado BC, solicitar reconhecimento e saber quais estabelecimentos já foram qualificados, basta acessar o site www.seloturismoqualificadobc.com.br. Os próximos três selos a serem lançados são os de Acessibilidade, Segurança Turística e Medidas Sanitárias.