Publicidade

Secretaria de Segurança de BC realiza aula inaugural do I Curso de Atividades de Inteligência e Contrainteligência

Com duração de cinco dias, o curso tem como principal objetivo capacitar os novos integrantes do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú

by da Redação

Na manhã desta terça-feira (8), a Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú recebeu a aula inaugural do I Curso de Atividades de Inteligência e Contrainteligência da Guarda Municipal. Com duração de cinco dias, o curso tem como principal objetivo capacitar os novos integrantes do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú (Nint) e demais instituições coirmãs, tanto da nossa região, quanto de fora do Estado.

Durante o curso, os 19 alunos terão aulas teóricas e práticas, com conteúdo programático de fundamentos históricos, fundamentos doutrinários da atividade de inteligência, produção do conhecimento de inteligência, ações e operações e inteligência e contrainteligência. Com esta capacitação e habilitação, os então formados, ao fim do curso, estarão prontos para desempenhar as diversas atividades de combate ao crime organizado, através do levantamento de informações, a fim de prender criminosos, coibir práticas ilícitas, apreensão de drogas e armas, localização de foragidos da justiça, apreensão de veículos clonados, recuperação de veículos furtados/roubados, dentre tantas outras tipificações de ocorrências possíveis.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst, que destacou a importância do curso para a cidade. “Nossa Guarda Municipal mais uma vez se torna referência, trazendo esse curso, esse conhecimento, juntamente com as demais instituições. Em nome da nossa cidade, queremos desejar que esses dias sejam de conquista de muito conhecimento, trazendo uma maior integração entre as forças de segurança”, destacou.

Todo o conteúdo programático será ministrado pela Guarda Civil de Contagem (MG). A Comandante, GM Anita Neta, falou sobre o que será ensinado. “Estamos gratos pela oportunidade de fazer esse intercâmbio, onde nossa prioridade aqui é trazer a metodologia de atividades de inteligência, baseada numa doutrina unificada em nosso país, onde podemos trazer a parte técnica e trazer integração entre guardas municipais”, frisou.

“A padronização da produção de conhecimento ela é fundamental, onde esta irmandade com outros núcleos de inteligência favorece o planejamento e execução de ações de combate a criminalidade. A meu pedido, além das Guardas Municipais, temos também como aluno um Agente de Trânsito de Balneário Camboriú, que é mestre em análise de dados, e que com seu conhecimento aplicado na segurança pública, contribuirá para ações de inteligência em nossa cidade. Outro ponto a destacar é de que estamos em reconstrução do Núcleo de Inteligência da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, que já alcançou resultados incríveis, como a recente apreensão de 45 kg de maconha, um recorde na história da nossa instituição”, enfatizou o Secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann.

Ao fim do curso, os dezenove alunos, além da certificação, recebem a alcunha de “Corujas”, animal que é utilizado de forma figurativa para representar as atividades de inteligência e contrainteligência das forças de segurança.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.