Em razão das fortes chuvas que atingem o município desde ontem, a Secretaria de Saúde de Itajaí tomou a decisão, em conjunto com o prefeito Robson Coelho, o vice-prefeito Rubens Angioletti e a secretária de Saúde, Dra. Mylene Lavado, de fechar temporariamente algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesta quinta-feira (16). A medida foi tomada para garantir a segurança da população e dos servidores, diante dos riscos causados pelas condições climáticas adversas.
De acordo com Leandro Pacheco, diretor-executivo da Secretaria de Saúde, no início desta manhã (17), a situação foi estabilizada, e todas as unidades estão funcionando normalmente. “Graças ao esforço conjunto da equipe da Saúde e do apoio das autoridades municipais, conseguimos retomar os atendimentos. No entanto, como as chuvas continuam, há risco de novos fechamentos, especialmente em áreas de difícil acesso, ou caso a situação se agrave em pontos de alagamento”, afirmou Leandro Pacheco.
O diretor também destacou a preocupação com a logística de deslocamento dos servidores, uma vez que alguns podem ser afetados pelas chuvas e até ficarem impossibilitados de chegar aos postos de trabalho. “O maior desafio é garantir o atendimento adequado, enquanto trabalhamos para minimizar os impactos das chuvas. As condições de tráfego e a segurança dos servidores são prioridades nesse momento”, completou.
A Secretaria de Saúde de Itajaí está monitorando a situação em tempo real e alerta a população sobre a possibilidade de novos fechamentos pontuais, conforme a evolução das condições meteorológicas. Todos os esforços estão sendo feitos para manter o funcionamento das unidades e garantir a continuidade dos serviços de saúde à comunidade.
A Secretaria de Saúde reitera que em caso de novos fechamentos ou alterações nos atendimentos, as informações serão divulgadas com a máxima antecedência para que a população possa se planejar adequadamente.