A Secretaria de Educação de Itajaí, por meio da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DITEC), promove a 3ª Edição da Feira Maker. O evento é um espaço para os alunos e professores divulgarem os projetos desenvolvidos pelas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino ao longo do ano nos laboratórios de informática. A ação acontece nesta quinta-feira (27), das 19h30 às 21h30, e na sexta-feira (28), das 8h às 15h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, que fica localizada na avenida Ver. Abrahão João Francisco, nº 3855, no bairro Ressacada.
Nesta edição, 30 projetos da Rede Municipal de Ensino serão expostos para a população. O evento também contará com a apresentação de trabalhos de unidades de ensino parceiras de Itajaí. É o caso das instituições: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), ELUME Parque Tecnológico e Prefeitura de Bombinhas.
A Feira Maker representa uma oportunidade singular para os alunos, instrutores de informática, professores e membros da comunidade explorarem o potencial da educação prática, colaborativa e interdisciplinar. O evento também inova o ambiente de ensino e aprendizagem através da tecnologia.
Entre os temas desenvolvidos pelos projetos, estão: Robótica educacional, projetos de sustentabilidade, arte digital e impressão 3D, programação de jogos, entre outras inovações tecnológicas. A realização desses trabalhos também auxilia os alunos no desenvolvimento de habilidades lógicas, matemáticas, de engenharia, técnicas e sociais. Enquanto os instrutores, professores e educadores possuem um espaço para expor suas metodologias de ensino e projetos.
“Através dos laboratórios de informática, nossos instrutores têm liderado projetos empolgantes que estimulam o desenvolvimento criativo das crianças. Através da tecnologia e da inovação, nossos pequenos aprendizes têm a oportunidade única de colocar a mão na massa, explorando e aprimorando suas habilidades de maneira prática e divertida com suporte da tecnologia e inovação”, destaca Edizaél Adriana da Rosa, supervisora de Programas de Tecnologias Educacionais.
O evento é aberto para pais, responsáveis e membros da comunidade prestigiarem os trabalhos desenvolvidos pelos instrutores de informática e estudantes, durante o contraturno escolar. Interessados em conhecer não precisam realizar inscrição, basta comparecer presencialmente no local e data marcada.