De 1º a 8 de fevereiro é instituída pela Lei n.º 13.798/2019 a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras adere a campanha nacional com o tema “Prevenção da gravidez na adolescência, promovendo a saúde e garantindo direitos”, e promove diversas ações de conscientização sobre os impactos da gravidez precoce e ações preventivas e educativas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência compreende a faixa etária de 10 a 19 anos, sendo que a gravidez nessa fase pode gerar complicações como prematuridade, anemia, depressão pós-parto e eclâmpsia, além de consequências sociais como evasão escolar, rejeição familiar e dificuldades econômicas.
No Brasil, a média de idade da primeira relação sexual é de 14,9 anos, aumentando os riscos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez precoce. Em Balneário Piçarras em 2020, 11,55% das gestantes tinham menos de 19 anos, número que caiu para 8,98 % em 2024.
“Esse número caiu bastante muito por conta do trabalho de conscientização de toda a equipe da saúde. Fazemos campanhas anuais incentivando jovens a fazerem escolhas conscientes e seguras”, pontua o Secretário de Saúde de Balneário Piçarras, Rodrigo Medeiros.
Dentre as ações de destaque, está a distribuição de preservativos e métodos contraceptivos, exames para ISTs e acompanhamento médico, atendimentos individuais focados na saúde sexual e reprodutiva e ações educativas nas escolas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Texto, Lyandra Machado, jornalista responsável