A Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a semana “D” de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika em toda a cidade, com ações de panfletagem de orientação e conscientização nos supermercados e nos semáforos – que possuem grande fluxo de pessoas, palestra nas escolas e mutirão nas praias. O dia “D”, com diversas dessas ações, será na próxima terça-feira (26/11).
Além disso, os agentes de endemias e de saúde seguem com as visitas de orientação, vistorias, eliminação de criadouros nos imóveis e terrenos baldios. A Secretária de Saúde, Bárbara Lugogo, pede o apoio da população.
“Nossas equipes seguem diariamente nas ruas e nesse período estamos com atenção redobrada. Pedimos a participação de todos na luta contra a dengue”, finaliza.
DENÚNCIAS
A Prefeitura Municipal também reforça que as denúncias referente a dengue podem ser feitas através do site da Prefeitura na aba da plataforma 1Doc – protocolos. Desta forma, a equipe de fiscalização consegue mapear as denúncias e ir até o local para averiguar as condições sanitárias. O whatsapp do Programa de Dengue (47) 3345-8283 está à disposição para dúvidas e esclarecimentos.
O link é para gerar o protocolo é: https://penha.1doc.com.br/b.php?pg=o/wp&s=penha
SINTOMAS E COMO EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO
Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento médico o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas.
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo e facilite a entrada dos agente endêmicos nos imóveis.
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
Texto, Lyandra Machado, jornalista responsável