A Secretaria de Saúde de Camboriú ampliou a cobertura no atendimento de moradores com sintomas de dengue e covid. A partir desta segunda-feira, dia 18, está em funcionamento um novo Centro de Atendimento às Doenças Virais (COVID/Dengue) no município. O novo serviço é ofertado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, localizada na rua João Morais, no Centro. Essa será a segunda unidade a receber um centro de atendimento especial.
O primeiro centro foi aberto na Unidade Básica de Saúde (UBS) do CAIC, no Monte Alegre, situada na Rua Monte Agulhas Negras, n° 1143. Os serviços, em ambas unidades, são ofertados de segunda à sexta-feira, das 7h às 23h. Os casos com suspeitas de dengue e covid que possuem maior gravidade e emergência são atendidos no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC), que funciona 24h por dia.
Os cidadãos que procuram os Centros de Atendimento às Doenças Virais são atendidos nas unidades caso não apresentem nenhum sinal de alarme. Esses sintomas englobam: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes, acúmulo de líquidos; sangramento de mucosa; letargia e/ou irritabilidade; aumento progressivo do hematócrito e outros. Caso o paciente tenha algum desses sinais durante a triagem, ele é encaminhado para o HCC com o objetivo de receber um tratamento intensivo.
Além da triagem, os moradores recebem atendimentos médicos nos Centros de Atendimento. Nas unidades também são realizados exames de covid e dengue, sendo que o material é enviado diretamente para análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN). Durante o atendimento médico, os pacientes podem receber hidratação intravenosa ou a receita de medicamentos. Vale ressaltar que não há medicação para tratar a dengue, apenas os sintomas, como dor de cabeça e febre.