Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo /SECOM
Santa Catarina alcançou, em novembro de 2024, um marco histórico na Segurança Pública: o menor número de homicídios registrados no mês desde 2008. Foram contabilizados 27 casos, representando uma redução de 52,7% em relação a novembro de 2008, quando ocorreram 57 homicídios. Comparando com os últimos 8 anos — período em que foi registrado o maior índice — a redução foi ainda mais significativa: uma queda de 67,9% em relação a novembro de 2016, quando houve o registro de 84 homicídios.
“Reduzir os homicídios é uma conquista extraordinária para Santa Catarina. Quero agradecer e parabenizar cada profissional que trabalha incansavelmente para garantir a segurança dos catarinenses. Esse resultado não seria possível sem o esforço de todos”, avalia o governador Jorginho Mello.
Santa Catarina vem se consolidando na liderança do ranking como o Estado mais seguro do Brasil. A redução no índice de homicídios reflete a eficácia do planejamento estratégico e das ações integradas das Forças de Segurança.
“Essa conquista é fruto do esforço e comprometimento de todas as nossas Forças — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica. Atuamos de forma integrada, com planejamento estratégico, tecnologia e inteligência, para proteger cada cidadão catarinense e aqueles que nos visitam, e garantir que nosso Estado continue sendo referência em Segurança Pública no país”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.
Os números fazem parte do relatório elaborado pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública, com o apoio da Gerência de Estatística e Análise Criminal.
Estação Verão
No próximo dia 16, o Governo de Santa Catarina lança a Estação Verão, um conjunto de ações para garantir que a temporada de verão de 2024/2025 seja a mais segura dos últimos anos. O programa será anunciado oficialmente com medidas em diversas áreas, mas principalmente à proteção dos catarinenses e milhares de turistas que frequentam o Litoral e outras regiões do Estado durante o período mais movimentado do ano.