A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, sancionou a Lei Complementar nº 115/2025 nesta semana, criando o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Região Sul (COMDERES) e o Fundo Municipal de Desenvolvimento da Região Sul (FUMDERES). A medida visa fortalecer ações estratégicas voltadas ao crescimento sustentável da Região Sul do município.
O COMDERES atuará de forma deliberativa e consultiva, auxiliando a administração pública na implantação, execução e avaliação de projetos que promovam o desenvolvimento da região. A formação do conselho será constituído pela prefeita, subprefeita, diretor-presidente da Fundação Cultural, pelos secretários municipais de Obras, de Turismo e de Planejamento Urbano – como membros natos, e de um presentante das secretarias de Educação, de Gestão de Pessoas, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, da Saúde, do Turismo, do gabinete do Prefeita, da Segurança Pública, da Assistência Social, Mulher e Família e a Fundação Municipal de Esportes. Também farão parte um representante dos bairros da Barra, Nova Esperança, Jardim Bandeirantes, São Judas, Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro, Estaleirinho e da Comunidade Quilombola do Morro do Boi.
O COMDERES terá ainda a prefeita como presidente de honra e elegerá entre seus membros titulares um presidente e um vice-Presidente, que serão eleitos por maioria simples para um mandato de dois anos.
Já o FUMDERES terá autonomia administrativa e financeira, sendo responsável por captar e destinar recursos para projetos, estudos, obras e serviços que impulsionam a infraestrutura, economia e qualidade de vida dos moradores. O fundo contará com dotações orçamentárias, doações, emendas parlamentares e outras receitas.
“A criação do Conselho e do Fundo representa um passo importante para o desenvolvimento equilibrado de Balneário Camboriú, promovendo maior participação social e investimentos estruturantes para a Região Sul da cidade”, disse a subprefeita da Região Sul, Grasiela Martins.