A realização e o respectivo impacto de um evento para um município, independentemente de seu porte, é sempre muito importante para todos os envolvidos, sejam eles organizadores, expositores, visitantes e também para os setores de comércio e prestação de serviços locais e regionais. Outro ponto que vem ganhando relevância com as redes sociais é a publicidade gratuita que os destinos e suas infraestruturas ligadas ao turismo e gastronomia ganham nesse contexto.
Com o Wedding Xperience, realizado nos dias 6 e 7 de agosto no Palco das Artes, em Porto Belo, não foi diferente. O congresso voltado ao setor de eventos envolveu diretamente mais de 500 pessoas entre participantes e painelistas provenientes de diversas partes do Brasil, prestadores de serviços e a própria equipe da organização. Além disso, movimentou também setores como hospedagem, gastronomia e até o transporte de pessoas por motoristas de aplicativos.
“No entanto, o impacto gerado pelo WedX não ficou limitado apenas aos dois dias do evento em si. Teve todo o período da preparação e da desmontagem, além do potencial de divulgação do destino Porto Belo e municípios do entorno”, explica a sócia-fundadora da Rosafatho Eventos Criativos, Adriana Rosa. A empresa é organizadora do congresso.
Sara Albino Antunes, sócia-executiva do Akala Beach Garden, em Porto Belo, diz que além do espaço ter recebido muitas pessoas durante o congresso para refeições; cerimonialistas e outros profissionais que participaram do Wedding Xperience – Skin the Game já solicitaram cotações para realização de eventos sociais no espaço.
“O WedX foi de uma relevância muito grande. O escopo do congresso foi muito bem pensado e a sua realização foi muito importante para a cidade, principalmente como um agente fomentador de negócios”, completa.
Para o chef e proprietário do Buddha Rasa, André Seiji Matsunaga, o WedX proporcionou que muitas pessoas conhecessem a casa e também o bairro planejado Viva Park. Já o hoteleiro Vilson João Jaques Júnior, sócio-administrador da Pousada Vô Jaques, diz querer que Porto Belo realizasse pelo menos 10 eventos como o Wedding Xperience por ano. “O aumento nas hospedagens ficou na casa dos 50%”, destaca.
Capilaridade
Outro ponto destacado pela executiva do Akala Beach Garden foi a divulgação que o local teve nas redes sociais de pessoas de diversas partes do país, o que gera uma grande capilaridade. Posição compartilhada por André Matsunaga. O grande número de postagens relacionadas às casas, por pessoas ligadas ao setor de eventos e com muitos seguidores, também trarão impactos positivos para a cidade e região.
Exemplo da capilaridade na divulgação dos restaurantes, hotéis, pousadas e do município em si, foram as postagens feitas por Mannu Carvalho, presidente do grupo empresarial que leva seu nome em Trancoso e uma das grandes autoridades nacionais na área de promoção de destinos. Essas postagens já obtiveram milhares de curtidas e compartilhamentos.
“Assim como a Mannu, praticamente todos os demais painelistas que vieram de fora do estado e também da região fizeram postagens em restaurantes, pousadas e em cartões postais do município, o que vai gerar muita visualização e, consequentemente, a promoção do destino”, acrescenta Raissa Schneider Pelegrini, sócia da Rosafatho Eventos criativos.
A secretária de Turismo de Porto Belo, Zene Drodowski, diz ver a realização do Wedding Xperience como uma excelente oportunidade para fortalecer o turismo local e promover a cidade como um destino de casamentos, o que tem sido uma tendência crescente. “Além de atrair visitantes, o evento também impulsiona a economia local, gerando renda para diversos setores, como hotelaria e gastronomia. A visibilidade que Porto Belo ganha com eventos como o Wedding Xperience é significativa, pois ajuda a consolidar a imagem do município como um local acolhedor e preparado para receber eventos desse porte”, arremata a secretária.