Na quinta-feira (13), o sol aparece em meio a variação de nuvens na manhã, o que favorece a elevação das temperaturas, mantendo o calor no estado. A partir do final da manhã, o calor combinado a uma frente fria favorece a ocorrência de temporais em todas as regiões catarinenses. Associados aos temporais ocorrem raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.
O vento vira para sul/sudeste com intensidade moderada e com rajadas no Litoral, o que deixa mar agitado, a partir da noite, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul entre 1,5 e 2,0m e picos mais altos afastados da costa.
![](https://www.defesacivil.sc.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/image-16-1024x696.png)
SEXTA-FEIRA (14)
Na sexta-feira (14), a frente fria se afasta para o mar, mas ainda mantém a presença de nuvens em SC. Ainda assim o sol aparece, favorecendo a elevação das temperaturas e a formação de áreas de instabilidade, que voltam a provocar temporais isolados, com raios, rajadas de vento e chance de granizo, entre a tarde e à noite. As temperaturas diminuem em relação aos dias anteriores, mas ainda assim se aproximam dos 30°C na maioria das regiões. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos, queda de galhos e árvores e destelhamentos. O mar se mantém agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m. O risco é moderado com relação à agitação marítima.
![](https://www.defesacivil.sc.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/image-16-1024x696.png)
SÁBADO (15)
No sábado (13), um dia típico de verão com sol entre nuvens, calor, pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e à noite, devido ao calor, umidade disponível e a formação de uma nova frente fria no RS. Por isso, a chuva e os temporais mais intensos tendem a ocorrer entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, próximos da divisa com o estado gaúcho. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas máximas voltam a superar os 30°C, chegando aos 35°C no Grande Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. O vento vira para nordeste ao longo do dia, mais intenso sobre o mar.
![](https://www.defesacivil.sc.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-tela-2025-02-06-043138-1024x697.png)
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No domingo (16) e em boa parte da segunda-feira (17), a frente fria permanece sobre o RS, mantendo a instabilidade e a chuva mais intensa no estado vizinho. Em SC, o sol aparece entre nuvens e a partir da tarde retornam as condições para temporais isolados. A chuva ganha força em SC a partir do início da noite da segunda-feira (17) quando a frente fria começa a avançar, atingindo as áreas de divisa com o estado gaúcho e se estendendo para as demais regiões catarinenses na madrugada. O calor fica intenso em todo estado e as temperaturas voltam a se aproximar dos 40°C no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
![](https://www.defesacivil.sc.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/image-15-1024x189.png)
Elaborado em: 13/02/2025 às 05:00 – N° 044/2025
Meteorologista: Pedro Souza