Publicidade

Projetos sobre cultura e política de anticorrupção são aprovados na 9ª Sessão

Em votação única, propostas do Legislativo agora seguem para sanção do Executivo

by da Redação

Os vereadores da Câmara de Itapema aprovaram em votação única, ontem (8/04) na 9ª Sessão Ordinária, dois Projetos de Lei de iniciativa do Legislativo voltados à valorização de patrimônio cultural local e sobre a prevenção da corrupção e transparência no município.

As manifestações culturais conhecidas como “Terno de Reis” e o “Boi de Mamão” foram declarados Patrimônios Culturais Imateriais com a aprovação do Projeto de Lei nº 58/2025, de autoria de Maurinho do Gás (PSD). As expressões culturais e religiosas ocorrem anualmente entre dezembro e 6 de janeiro. O Projeto também propunha estabelecer o dia 6 de janeiro como o Dia Municipal do Terno de Reis e do Boi Mamão no município.

Para integrar oficialmente a data ao calendário municipal, o vereador Saulo Ramos (PP) fez uma Emenda Verbal ao Projeto nº 58/2025 e à Lei nº 3631/2017 (que institui o Calendário Oficial de eventos e datas comemorativas do município). A Emenda foi aprovada, incluindo o dia 6 de janeiro como o Dia Municipal do Terno de Reis e do Boi Mamão no calendário festivo de Itapema.

Também em votação única, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 44/2025 que vai instituir a Política Municipal de Prevenção da Corrupção e Transparência em Itapema. De acordo com o autor do Projeto, Saulo Ramos (PP), a proposta tem o objetivo de fortalecer os mecanismos de controle da gestão pública na cidade, criando uma política permanente de prevenção da corrupção e fiscalização da aplicação dos recursos.

Com a aprovação, os Projetos de Lei seguem para sanção do Executivo.

1º votação: Projeto do executivo

Foi aprovado, em 1ª votação, o Projeto de Lei Complementar nº 2/2025, que cria o Fundo Especial de Outorga Onerosa do Direito de Construir Adicional (FEOODC). Os recursos desse fundo estarão vinculados às Secretaria de Obras e Serviços Públicos e de Governo e Infraestrutura.

De autoria do prefeito Alexandre Xepa (PL), a proposta altera a Lei Complementar nº 65/2018, que “regulamenta o instrumento da Política Urbana de Itapema”. Esses recursos são provenientes de benefícios urbanos, decorrentes das contrapartidas financeiras, que, a partir da promulgação da Lei estarão concentrados nesse fundo.

Agora, o Projeto segue para 2ª votação em Plenário.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.