Publicidade

Projeto incentiva ciências exatas entre meninas

Iniciativa contempla 24 alunas da rede pública municipal de Balneário Camboriú

by da Redação

Uma aula inaugural marcou, na sexta-feira (10), o início das atividades do projeto Meninas Cientistas – promovido, em parceira, pela Prefeitura de Balneário Camboriú, pelo Rotary Club da cidade e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O encontro reuniu os participantes das 14h às 16h na Udesc (Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n., Nova Esperança, Balneário Camboriú).

O projeto busca oferecer acesso aos fundamentos da computação, à tecnologia da informação e às ciências exatas, desmistificando a área entre o público-alvo – 24 alunas da rede pública municipal de Balneário Camboriú com idades entre 10 e 14 anos, que serão incentivadas a explorar esse campo do conhecimento majoritariamente ligado a homens. Além disso, a iniciativa prevê fomentar o interesse, as habilidades e a competência em tecnologia, por meio de um ambiente de aprendizado acolhedor, inclusivo e colaborativo – capaz de também estimular o desenvolvimento de importantes habilidades sociais, como a liderança, a inovação e a comunicação.

Com encontros semanais, organizados para o contraturno escolar, o projeto está estruturado em módulos que contemplam temas como evolução do computador, componentes básicos (hardware e software), pacote Office e conceitos de lógica de programação. Já as dinâmicas de ensino vão priorizar a interação e a prática, com oficinas de montagem de computadores, instalação de sistemas operacionais e atividades práticas com aplicativos.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade