O projeto “Cangoma – patrimônios catarinenses”, de autoria das musicistas Bárbara Kristensen, Marcela Backer e Natália Pereira chega a Joinville e Bombinhas nesta semana, para promover encontros de valorização da cultura popular catarinense. Na quinta-feira, dia 5 de setembro, às 19h, o trio realiza o show do álbum “Rezo” na livraria “O Sebo” em Joinville, com participação especial do músico Vinícius José. Já em Bombinhas, o encontro será no domingo, dia 8 de setembro, a partir das 17h, no Museu Comunitário Engenho do Sertão, e, além do show do álbum Rezo, contará com uma Roda de Prosa com as convidadas Alessandra Lacerda (do Grupo Rendas Bombinhas), a Benzedeira Dona Marta, Marcinha Reis e Mestra Liça do grupo Terno de Reis Estrela do Oriente de Bombinhas. Uma exposição de rendas e artesanatos locais ainda completa o dia de Cangoma.
O projeto “Cangoma: patrimônios catarinenses”, tem como objetivo proporcionar uma programação de valorização das manifestações culturais de diferentes cidades catarinenses como capoeira, catumbi, ofício das benzedeiras, ofício das rendeiras e terno de reis, com foco especial nas figuras femininas. O evento busca reunir mestras e representantes do patrimônio imaterial de Santa Catarina, promovendo a celebração e a salvaguarda dessas tradições através de shows, rodas de prosa, cantorias e demonstrações de manifestações. O projeto terá ainda ações por outras cidades durante o segundo semestre de 2024.
Sobre o álbum Rezo
Bárbara, Marcela e Natália são artistas de Itajaí e Navegantes já conhecidas por seus trabalhos de valorização e difusão dos ritmos da cultura popular. Desta paixão e pesquisa é que nasce o álbum “Rezo”. O processo começa em 2021, quando Bárbara Kristensen e Natália Pereira iniciam um processo de pesquisa de repertório de cultura popular, dirigido e orientado pela artista joinvilense Ana Paula da Silva. No ano seguinte, a violonista Marcela Backer junta-se ao grupo agregando os instrumentos de corda ao projeto.
“Rezo” é um álbum produzido inteiramente por mulheres e mergulha nas cantigas das manifestações brasileiras, em especial as realizadas por mulheres (lavadeiras, rendeiras, benzedeiras, plantadeiras) e da tradição oral como a capoeira, o boi de mamão, o jongo, samba de roda, samba de bumbo, catumbi, terno de reis e ratoeira. No repertório estão canções de domínio público e, também, canções autorais do trio, como Ritual, Rezo, Terno de Rainhas, Viva Muitos Anos e Às Anciãs.
“O projeto assume o compromisso de contribuir com a salvaguarda de elementos identitários que estão em risco, como as artes das rendeiras e das benzedeiras. Além disso, celebra e valoriza a liderança das mulheres em manifestações, que nem sempre receberam a devida visibilidade. Santa Catarina, por exemplo, possui apenas seis mestras de capoeira reconhecidas, o que evidencia a necessidade de ampliar essa discussão “, comentam as artistas.
O projeto tem patrocínio do Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural por meio da Fundação Catarinense de Cultura
Saiba mais sobre o currículo das artistas: https://sites.google.com/view/cangoma/n%C3%B3s?authuser=0
Ouça o álbum: https://open.spotify.com/intl-pt/album/30Tp8Xh3ehSBrHoueZ93yg?si=9CftwXEbQaaOJ7yQ6fAosw
SERVIÇO:
O quê: Show do álbum “Rezo” dentro do projeto Cangoma
Quando: quinta-feira, 5 de setembro, às 19h
Onde: Livraria O Sebo (Rua Dr. João Colin, 572, Joinville)
Quanto: Gratuito
SERVIÇO:
O quê: Show do álbum “Rezo”, Roda de prosa com convidadas e exposição de rendas e artesanatos de Bombinhas
Quando: domingo, 8 de setembro, às 17h
Onde: Museu Comunitário Engenho do Sertão (Rua Abacate, 452 – Sertãozinho, Bombinhas)
Quanto: Gratuito