O Programa de Controle a Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana a aplicação de inseticida contra o mosquito transmissor da dengue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e centros especializados em saúde do Município de Itajaí. A iniciativa é preventiva e busca diminuir o risco de transmissão da doença nestes locais, que recebem um alto fluxo de pessoas com sintomas de dengue. Até o momento, a ação já passou por 13 unidades.
As equipes realizam a aplicação de inseticida perifocal nas unidades de saúde, um produto de ação residual usado nas paredes externas das estruturas. Para isso, é utilizado um equipamento de aspersão manual ou motorizado. O objetivo é atingir o mosquito adulto na ocasião de repouso ou no momento antes da postura dos ovos.
Já receberam o inseticida as seguintes UBS: Cidade Nova I, Cidade Nova II, Promorar II, Rio Bonito, São Vicente, Bambuzal, Imaruí, São João I, São João II, São Judas, Cordeiros, Costa Cavalcante e Votorantim. Ao longo dos próximos dias, o Programa Controle de Dengue continuará a aplicação em outras 29 unidades e centros especializados de Itajaí.