Na tarde desta quinta-feira (23), técnicos do programa de controle da dengue aplicaram inseticidas em cinco estabelecimentos no bairro Salseiros. A iniciativa foi realizada em pontos estratégicos que propiciam a criação e dispersão do mosquito aedes aegypti como ferros-velhos, borracharias e locais de reciclagem.
Estes estabelecimentos recebem vistorias quinzenais dos agentes de combate as endemias e quando apresentam focos positivos do mosquito é realizada a atividade perifocal, que consiste na aplicação de uma camada de inseticida de ação residual nas paredes externas dos depósitos. A aplicação é feita com aspersores manuais ou motorizados, visando atingir os mosquitos adultos que pousam nas superfícies durante o repouso ou antes de depositarem ovos.
“A secretaria de saúde, através da equipe de controle, está intensificando as ações de prevenção, mas a ocorrência de chuvas e calor intenso colaboram com a proliferação do mosquito aedes aegypti”, destaca o coordenador de controle da dengue Itajaí, Lucio Vieira.
Neste ano, já foram realizadas 16 aplicações em pontos estratégicos do município. O programa de controle da dengue salienta que os moradores recebem os agentes de endemias em suas residências, com as orientações de prevenção abaixo:
* Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas
* Manter caixas d’água e reservatórios tampados
* Limpar calhas e lajes
* Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia
* Deixar as lixeiras bem tampadas
* Recolher e acondicionar o lixo do quintal
* Cobrir piscinas
* Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários
* Limpar a bandeja externa da geladeira
* Evitar acumular entulho