Foi lançado na noite desta segunda-feira (17), na Câmara de Vereadores, o Programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e o Sebrae. O objetivo deste programa é alavancar o ambiente de negócios do município, oferecendo soluções para que os empreendedores se fortaleçam e se desenvolvam economicamente.
O Cidade Empreendedora estará ativo até o mês de dezembro, com ações que abordarão três eixos: a desburocratização (com consultoria do Sebrae para agilizar processos); as compras públicas (com capacitações para planejamento de compras e termo de referência, além de consultoria especializada); e a Sala do Empreendedor (espaço de prestação de serviços com orientação empresarial).
Com a desburocratização, os processos serão mais ágeis, facilitando a abertura e gestão de empresas. As capacitações em compras públicas permitirão um planejamento mais eficiente, e a consultoria especializada fornecerá suporte técnico essencial. A Sala do Empreendedor oferecerá serviços e orientações que ajudarão os empresários a tomar decisões mais informadas e estratégicas, fortalecendo, assim, a economia local e incentivando o desenvolvimento socioeconômico de Balneário Piçarras.
Além disso, o Sebrae colabora no apoio à elaboração da Lei Municipal de Inovação e na organização do Festival Gastronômico, tradicionalmente realizado na baixa temporada para impulsionar o comércio. Após dois anos, o evento ganhará um novo formato em 2024.
“O segundo módulo do Programa Cidade Empreendedora, junto com o Festival Gastronômico, visa impulsionar a economia local. Estamos vendo a possibilidade de instalar a sala do empreendedor em prédio público, visando reduzir nossa dependência de aluguéis. A iniciativa beneficia não apenas os MEIs, mas todo o setor empresarial, criando um cenário econômico favorável para empreender em Balneário Piçarras”, destacou João Eduardo Sensi, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico.