Cerca de cem professores da rede pública municipal de Balneário Camboriú participaram de uma formação pedagógica com escritores locais. A atividade, oferecida pela Secretaria de Educação, reuniu o público no auditório da Guarda Municipal (Av. Marginal Oeste, 2381 – Municípios) com encontros realizados no mês de abril.
A iniciativa buscou promover a compreensão da importância da cultura popular como fonte de conhecimento e a ampliação do repertório de brincadeiras cantadas, além de auxiliar os participantes a identificar e a lidar com as emoções pessoais e de outros indivíduos. A biblioterapia, a contação de histórias como técnica pedagógica e a educação emocional por meio dos contos estiveram na programação – implementada pelos formadores por meio de diferentes recursos, como o envolvimento interativo, as dinâmicas com música e a leitura orientada.
Com a formação, a comunidade escolar também deve ser beneficiada, com impactos positivos no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e do pensamento crítico – viabilizados por meio do incremento do aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental com mais estratégias envolventes e desafiadoras, capazes de garantir a participação ativa dos sujeitos no processo de ensino.