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Procon de Balneário Camboriú comemorou Dia do Consumidor na Praça Tamandaré

Sob uma tenda, os servidores do órgão deram orientações aos consumidores e esclareceram dúvidas.

by da Redação

O Procon de Balneário Camboriú atendeu a população na Praça Almirante Tamandaré na tarde de segunda-feira (17) para marcar o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março. Sob uma tenda, os servidores do órgão deram orientações aos consumidores e esclareceram dúvidas.

Das 14h às 18h, 40 pessoas foram atendidas, número maior que a média diária de 19 pessoas registrada na sede do Procon. Entre os motivos que levaram o público a procurar os servidores na segunda-feira, estavam cobrança indevida de taxa de serviço em restaurantes (os opcionais 10% que muitas vezes são cobrados sem que o consumidor saiba), crédito consignado contratado sem anuência, produto tabelado vendido a preço superior ao da tabela, além de casos em que o Procon não atua, como compra e venda entre particulares e aluguel de imóveis. Nessas duas situações, o morador recebeu informações sobre as circunstâncias em que o órgão age.

A cuidadora Patrícia Bernardo estava passando pela praça, viu as placas do Procon e decidiu tirar uma dúvida sobre uma taxa que está sendo cobrada dela. Ela foi orientada a agendar um atendimento na sede, para apresentar os comprovantes da cobrança. “Fui muito bem orientada, deveria ter mais vezes essa ação”, comentou Patrícia.

Serviços financeiros estão no topo das reclamações

De acordo com o diretor do Procon de Balneário Camboriú, Bruno Costa, os serviços financeiros estão no topo da lista de reclamações recebidas pelo órgão. Em 2024, dos 4.131 registros, 1.018 foram referentes a esses serviços. Na sequência, estiveram registros relativos a telecomunicações (729) e produtos eletrodomésticos e eletrônicos (289). Neste ano, de 1º de janeiro a 28 de fevereiro, houve 790 registros e, novamente, os serviços financeiros estão em primeiro lugar na lista (184 registros).

Independentemente da celebração da data, o Procon atendeu normalmente também em sua sede, localizada na Rua 2000, nº 856 (entre 3ª e 4ª Avenida). Além do telefone 151, o órgão está disponível pelo WhatsApp (47) 99982-2331. O Procon funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Atendimentos presenciais na sede devem ser agendados. Denúncias podem ser feitas para o WhatsApp (47) 99217-5756.

A data

O Dia do Consumidor surgiu em 15 de março de 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, discursou sobre os direitos dos consumidores. Posteriormente, nos anos 1980, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou 15 de março como Dia Mundial do Consumidor. Na semana anterior ou posterior à data, o comércio costuma incentivar o consumo, com promoções. Em março, celebra-se também o Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor no país em 11 de março de 1991, seis meses depois de ser instituído pela Lei nº 8.078.

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