Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Itajaí realizou uma ação conjunta para a retirada de moradores em situação de rua e andarilhos que ocupavam irregularmente áreas de preservação permanente. A iniciativa contou com a participação do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), as secretarias de Assistência Social e de Obras e a Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar.
As equipes atuaram nas áreas de restinga, após denúncias de degradação ambiental. Na passarela de acesso à faixa de areia da Praia Brava, não foram encontradas pessoas. Os materiais abandonados foram removidos e a área devidamente limpa e preservada. Já na margem da Lagoa do Cassino, duas pessoas foram encontradas e orientadas pela equipe da assistência social a deixarem o local. Além disso, foram realizados os serviços de limpeza e remoção de resíduos na região, garantindo a manutenção ambiental da área.
“Essa ocupação da restinga, além de ser um crime ambiental, representa um problema para a segurança pública, então vamos realizar fiscalizações recorrentes nestas áreas”, afirma a Diretora Presidente do INIS, Maria Heloísa Lenzi.
A ação faz parte da Operação Recomeço, iniciada em 2 de janeiro pelo bairro Nossa Senhora das Graças, se expandiu para todos os bairros de Itajaí.