O município de Bombinhas, referência em gestão de praias, continua com três praias premiadas com o selo Bandeira Azul. O resultado, divulgado após a avaliação do júri internacional, é válido para a temporada 2024/2025. Esta será a sexta temporada do programa nas praias de Mariscal e Quatro Ilhas, e a quinta na praia da Conceição.
O Bandeira Azul é o maior reconhecimento mundial voltado para praias, marinas e embarcações de turismo. Para conquistar a certificação, o município precisa atender a uma série de critérios focados em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, responsabilidade social, além de segurança e serviços.
Em Bombinhas, o programa envolve ações como a instalação de placas informativas, banheiros públicos, passarelas acessíveis, lixeiras nas praias, serviço de guarda-vidas, atividades de educação ambiental, testes de qualidade da água e monitores para orientação e fiscalização das praias.
A secretária de Turismo de Bombinhas, Marlene de Sena, destaca que a premiação é fruto de um trabalho coletivo e contínuo: “A premiação pelo sexto ano consecutivo só é possível graças ao trabalho e ao engajamento da gestão municipal, dos moradores e dos visitantes, que abraçam o programa, cumprem os critérios e divulgam a iniciativa.”
A cerimônia de entrega nacional das bandeiras está agendada para o dia 1º de novembro, em Salvador (BA), e a temporada Bandeira Azul começa oficialmente em dezembro. O programa é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) e, no Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). Para mais informações, acesse: www.bandeiraazul.org.br.