A companhia lançou o aplicativo “Siga em Frente”, com objetivo de facilitar a rotina dos motoristas que acessam a Portonave e agilizar os procedimentos de entrada e saída de contêineres. Diariamente, são cerca de 2 mil acessos de caminhões, porém, já houve picos de mais de 3 mil em um dia. Por meio desse canal, os procedimentos podem ser feitos de forma on-line. Pioneiro entre os portos do Estado, o lançamento do aplicativo foi realizado no Dia do Motorista, 25 de julho, em que brindes foram distribuídos para os motoristas. Após duas semanas, 1.958 downloads foram registrados.
No “Siga em Frente”, o motorista pode realizar e consultar todos os agendamentos, acompanhar as etapas da operação em tempo real, verificar a localização de armazenagem ou retirada do contêiner. A necessidade de processos complementares também é informada no aplicativo, como inspeção de scanner – todas as entradas e saídas de contêineres vazios, tanques, exportações da Europa e África e as importações indicadas pela Receita Federal do Brasil (RFB) devem passar pelo equipamento.
Além disso, o motorista pode realizar treinamentos obrigatórios, ler comunicados e notícias da empresa, gerar relatório das visitas, manter seus dados atualizados, descobrir as melhores rotas para chegar ao Terminal de acordo com sua localização. Também é possível realizar a assinatura documentos de forma digital – o que aumentará a eficiência e reduzirá o uso do papel nos processos diários – receber alertas e notificações dos agendamentos e acessar um canal de atendimento exclusivo. Tudo sem necessidade de ir ao atendimento presencial.
Novas funcionalidades serão adicionadas em futuras atualizações do aplicativo. Em breve, um novo processo para liberação das cargas Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA), em conjunto com a Receita Federal, será liberado, com objetivo de reduzir o tempo de permanência do motorista no Terminal e a presença de agentes externos. Futuramente, a funcionalidade de liberação de cargas no regime Declaração de Trânsito de Contêiner (DTC) estará disponível.
O projeto-piloto iniciou em 2023, quando a equipe de Tecnologia da Informação da empresa realizou testes com motoristas. A transformação digital é um aspecto fundamental para o Terminal, principalmente para o desenvolvimento de inovações e melhorias. De forma constante, busca por soluções inteligentes em prol da eficiência das operações. O tempo médio de permanência dos caminhões na Portonave é de 29 minutos, segundo dados de julho deste ano.