O Governo de Porto Belo, por meio da Fundação Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, estabeleceu contrato com a Universidade do Vale do Rio Itajaí – UNIVALI para realizar o Seminário e Oficina de Planejamento do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro (GERCO). O objetivo do encontro é dar início ao processo de Gerenciamento Costeiro Integrado de Porto Belo, incentivando a participação da comunidade na gestão sustentável do litoral.
O Seminário ocorrerá no dia 26 de novembro, na Escola Olinda Peixoto, no bairro Jardim Dourado, no dia 27 no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Balneário Perequê e no dia 28 no Centro de Eventos Araçá. As oficinas continuam no dia 3 de dezembro, na Câmara de Vereadores de Porto Belo, envolvendo os bairros Vila Nova, Centro e Enseada Encantada. No dia 4 de dezembro será realizado na Escola Municipal Fidélis Antônio Garcia, no bairro Sertão de Santa Luzia representando também o Sertão do Valongo. O Seminário se encerra no dia 5 de dezembro, no Centro Educacional Alda Furtado, envolvendo os bairros Alto Perequê e Santa Luzia.
Porto Belo é uma das primeiras cidades de Santa Catarina a aderir ao Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro (GERCO), um programa que promove a gestão integrada e participativa dos recursos ambientais. O GERCO busca garantir o uso sustentável dos espaços litorâneos, ordenando a ocupação do solo e a utilização dos recursos naturais na região costeira.