O Governo de Porto Belo informa que o município está em estado de alerta em razão das fortes chuvas que atingem a região. A Defesa Civil segue monitorando locais com registros de alagamentos, e as famílias desabrigadas estão sendo levadas para a Escola Básica Municipal Maria Benta da Silva Cabral. A equipe da Assistência Social está no local prestando apoio às famílias afetadas.
Porto Belo está com alerta maior para riscos de deslizamentos de terra. O grande volume de água que descem dos morros podem aumentar o risco em áreas vulneráveis. A equipe está atenta a qualquer evolução dessa situação. Todo o GRAC – Grupo de Apoio já foi acionado para prestar assistência à população.
Os bairros mais afetados pelas chuvas são: Jardim Dourado, Vila Nova e Balneário Perequê. Estamos em situação de alerta também no bairro Araçá, devido ao transbordamento de uma cachoeira.
O prefeito Joel Lucinda está em agenda fora do Estado e não consegue retornar ao município. Por esse motivo, o vice-prefeito Ailto Neckel está à frente das ações emergenciais. Nesta manhã, Ailto esteve na Sede da Defesa Civil para acompanhar de perto a situação, bem como visitou os pontos mais afetados pelas chuvas. Durante as visitas, foram realizadas verificações da tábua de maré e feita observações via satélite sobre as condições da chuva.
O Governo Municipal segue monitorando a situação e se compromete a fornecer novas informações por meio dos canais oficiais. A população é orientada a seguir as recomendações das autoridades locais e evitar áreas de risco.