O Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica acionou nesta sexta-feira (01) a Sala de Situação com representantes de diferentes áreas do Governo para definir ações emergenciais de combate à Dengue.
A Sala de Situação é fundamental para traçar estratégias eficazes contra a dengue, pois proporciona um ambiente centralizado para monitorar e analisar dados epidemiológicos, climáticos e socioeconômicos em tempo real. Isso permite uma resposta rápida e coordenada às epidemias, identificando áreas de maior risco, direcionando recursos e implementando medidas preventivas e de controle de forma mais eficiente. Além disso, facilita a comunicação entre diferentes setores e instituições envolvidas no combate à doença, promovendo uma abordagem integrada e multidisciplinar.
Atualmente Porto Belo conta com 57 casos confirmados. A equipe já vem trabalhando desde janeiro com o chamado Fumacê, que é aplicado em áreas com casos confirmados, além de ações de limpeza nos bairros mais afetados, Vila Nova e Balneário Perequê.
Através da Sala de Situação, foram organizadas ações de fiscalização com uso de drone, ações de conscientização com alunos da Rede Municipal de Ensino e mutirão de vistoria nos bairros.