Publicidade

Por que é preciso trocar o hidrômetro?

Com o tempo e o uso, o equipamento se desgasta e pode perder eficiência, o que pode levar a vazamentos e medições incorretas. Por isso, a troca é fundamental para evitar esses problemas.

by da Redação

De tempos em tempos, a concessionária Águas de Bombinhas realiza a troca preventiva dos hidrômetros. Esse serviço é necessário para garantir maior confiabilidade ao sistema de medição de água. Com o tempo e o uso, o equipamento se desgasta e pode perder eficiência, o que pode levar a vazamentos e medições incorretas. Por isso, a troca é fundamental para evitar esses problemas.

A concessionária avisa previamente sobre a troca dos equipamentos em seus canais de comunicação e também nos meios de comunicação tradicionais. O equipamento é indispensável para o consumo consciente de água e a preservação do meio ambiente, pois permite que os consumidores acompanhem de perto o volume consumido. O hidrômetro possui um contador que registra a quantidade de água que entra na residência.

A substituição é feita rapidamente e sem custo para o cliente. Para realizar a troca, o colaborador da concessionária precisa apenas ter acesso ao local onde está instalado o medidor. No momento da retirada do equipamento, o técnico anota a marcação do consumo. É importante ressaltar que os funcionários da concessionária estão sempre uniformizados e portando crachá de identificação. O novo hidrômetro deve estar zerado, ou seja, sem nenhum registro de consumo anterior. Antes de ser instalado, todos os equipamentos passam por um rigoroso controle de calibração.

Todos os hidrômetros utilizados pela Águas de Bombinhas são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Inmetro recomenda a troca periódica desses equipamentos devido ao tempo de vida útil dos aparelhos.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade