Agora os pacientes de Balneário Camboriú não precisam mais se deslocar até o município de Itajaí para receberem a imunoglobulina Palivizumabe – medicamento destinado para bebês prematuros e crianças com doenças cardíacas e pulmonares crônicas. Isso porque, nesta quinta-feira (27), tiveram início as aplicações do medicamento no Polo Ambulatorial implantado na cidade.
“A inauguração deste polo proporciona aos nossos pacientes um atendimento mais ágil, sem a necessidade de se deslocar ao município vizinho. Assim, a assistência prestada aos lactentes e para as crianças que necessitam da imunoglobulina será fortalecida. É um grande avanço na saúde que conquistamos para Balneário Camboriú”, comemorou a secretária de Saúde, Aline Leal.
Carolina Guimarães, moradora do Bairro das Nações, é mãe de um destes pacientes. Nesta quinta-feira (27), a filha Ayme, de 11 meses, foi uma das bebês que recebeu a aplicação. “Ter o polo aqui na cidade facilitou muito, ficou bem melhor para nós. Perdíamos muito tempo para ir até Itajaí”, relatou.
Milene Cristine Pontes, mãe do pequeno David Luiz Pontes Vareto, de um ano e sete meses, também elogiou a mudança. Ela reside em Camboriú e, agora, precisa de menos tempo para levar o filho até um polo. “A mudança foi muito boa e agora ficou mais perto de casa. Tanto que consegui trabalhar durante a manhã. Se fosse em Itajaí, eu teria que sair mais cedo”, ressaltou.
Parceria
O espaço fica no Posto de Atenção Infantil (PAI) e atende também pacientes de Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Conforme explica a diretora da Atenção Básica, Juliana Peron, a instalação do polo em Balneário Camboriú é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, com a Secretaria Estadual. “Além da sala, o município disponibiliza também os profissionais para o atendimento. Já os insumos são destinados pelo Estado”, afirmou.
As aplicações no polo instalado no PAI acontecem a cada 15 dias, por meio de agendamentos, para pacientes atendidos e encaminhados pelas redes municipais de saúde.
O posto fica na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, s/n, no Bairro dos Municípios.
Texto e fotos: Kássia Dalmagro