A Policlínica Municipal, desde a inauguração em dezembro de 2023 até junho deste ano, já realizou 12.214 atendimentos nas 17 especialidades oferecidas. Em contrapartida, neste mesmo período, quase 4 mil pessoas faltaram às consultas – um total de 3.943.
Atualmente, as especialidades oferecidas são: ginecologia, obstetrícia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, cirurgia geral, cardiologia, otorrinolaringologia, pediatria, urologia, vascular, fisioterapia, fisioterapia pélvica, fonoaudiologia, naturologia, nutrição e psicologia. O CIR – Centro Integrado de Reabilitação é parte da Policlínica Municipal, porém os atendimentos de Fisioterapia seguem acontecendo na Avenida Getúlio Vargas, por conta do espaço físico.
Os exames disponíveis na Policlínica Municipal são: teledermatoscopia, eletrocardiograma, teste de esforço ergométrico, ecocardiograma, acupuntura, ultrassonografias (abdominal, partes moles, tireoide, transvaginal, articulações, aparelho urinário, dentre outras). Além de procedimentos de inserção/retirada de DIU’s, cirurgias ambulatoriais de pequeno porte (pequenas cirurgias).
Cabe salientar que a Policlínica Municipal oferece um serviço de média complexidade, não sendo porta de entrada ao SUS, desta forma, os encaminhamentos são regulados e devem partir, especialmente da Atenção Primária/ Unidades de Saúde, as quais são responsáveis pelo cuidado longitudinal dos usuários de sua respectiva área. Os atendimentos são previamente agendados, não há atendimento de demanda espontânea.
No caso de falta não justificada à primeira consulta, em todas as especialidades, o usuário sai da lista de espera e para retornar é necessário novo encaminhamento. Faltas previamente justificadas serão reagendadas pela regulação. Nos atendimentos que tratam de terapias regulares, como fonoaudiologia, fisioterapia, naturologia, nutrição e psicologia, o usuário é desligado caso falte e não justifique à primeira consulta, ou caso tenha duas faltas consecutivas não justificadas.
A Policlínica Municipal conta com uma equipe de enfermagem composta por quatro técnicas de enfermagem 40h, uma enfermeira 30h e uma enfermeira 40h semanais. Além disso, atuam cinco psicólogos, sete fisioterapeutas, dois nutricionistas, quatro fonoaudiólogos, dois naturólogos, dois recepcionistas e dois serviços gerais (terceirizadas) e um motorista para a Clínica de Fisioterapia.
É importante ressaltar que o acesso ao carro da Fisioterapia é definido pelo fisioterapeuta responsável pelo atendimento, após avaliação criteriosa de que o usuário atende aos critérios pré-estabelecidos no protocolo do serviço.
No mês de maio o município teve um total de 2.667 atendimentos na unidade, dentre os diferentes serviços ofertados. No mês de junho, até o dia 24, foram realizados 3.117 atendimentos, com um total de 110 faltas em consultas/exames/procedimentos no mês corrente.
“Estamos em busca de oferecer um serviço de excelência aos usuários do SUS de Balneário Piçarras, contamos com a colaboração de todos comparecendo às consultas e desmarcando com antecedência, caso não consiga vir. Desta forma, podemos agendar usuário seguinte da lista de espera, não desperdiçando a vaga e garantindo um atendimento em menor tempo a todos”, destacou Talita Vieira de Souza, coordenadora da Policlínica Municipal.